Para estimular o uso da bicicleta em atividades do cotidiano, oficinas de Mountain Bike são oferecidas gratuitamente no Parque Ecológico do Sóter e no Parque Ayrton Sena todos os dias. A iniciativa é uma ação da Prefeitura Municipal, por meio da Funesp (Fundação Municipal de Esportes).

O professor Lucas Meira explica que a modalidade de Mountain Bike é conhecida por envolver aventura, mas que a atividade envolve melhorias na condição muscular. “Nas oficinas, os participantes buscam atividade ao ar livre, além de saúde e fortalecimento muscular”.

Lucas também esclarece a diferença entre o ciclismo e o Mountain Bike. “O Mountain Bike pode ter competições disputadas em locais abertos, com trilhas de terra bastante acidentadas, como nos Jogos Radicais Urbanos, que envolvem muitas subidas e descidas; ao contrário do ciclismo, que acontece em uma pista fechada, ginásio e ciclovias”.

Além dos parques Ayrton Senna e Sóter, é possível encontrar 84 km de ciclovias e ciclofaixas espalhadas por Campo Grande. As vias passam pelo Imbirussu, Duque de Caixas, Orla Morena, Afonso Pena, Lagoa, segredo, Fabio Zahram, Gury Marques, Rua da Divisão, Cafezais, Rita Vieira, Vitor Meirelles.

A maior parte delas é localizada em volta de parques e canteiros centrais. Segundo a Prefeitura de Campo Grande, o uso das bicicletas têm se tornado uma alternativa cada vez mais útil, ao bolso, ao tempo, à qualidade de vida e à natureza.

Data e horário das oficinas:

Parque Ecológico do Sóter

Terça / Quinta – das 18h30 às 20h30

Parque Ayrton Senna

segunda, quarta e sexta – 15h às 17h