O município de Corumbá, localizado a 426 km da Capital, foi afetado por uma forte chuva na madrugada desta quarta-feira (30). A chuva iniciou por volta das 05h e causou alagamentos em ruas e algumas casas em diferentes regiões. Relatório do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) aponta que choveu quase 78 milímetros entre às 5h e às 6h30 de hoje.
Diversas regiões da cidade enfrentaram estragos decorrente de alagamentos, fazendo com que a Defesa Civil da cidade fosse acionada, com chamados dos bairros Cravo Vermelho, Universitário e no Anel Viário, mas sem maior gravidade, segundo informou a assessoria de comunicação da Prefeitura.
De acordo com o meteorologista Natálio Abrão, a forte chuva foi decorrente de uma imensa área de instabilidade localizada a oeste do estado, entre Corumbá, Ladário, Forte Coimbra e Porto Murtinho. Somente hoje, o acumulado foi de 99,8mm, índice que costuma resultar em enchentes e enxurradas. O esperado para este mês era de 140,7 mm na cidade, sendo que já foram registrados 188,4mm até esta quarta-feira – cerca de 33,8% acima do esperado no mês.
Rodovia interditada pela água
A rodovia Ramão Gomes, próximo ao final da pista do Aeroporto Internacional de Corumbá e da sede da Polícia Militar Ambiental, teve um trecho interditado por conta da chuva, após a galeria ter transbordado e a enxurrada invadido a pista.
A rodovia liga Corumbá às cidades bolivianas de Puerto Suárez e Puerto Quijarro, durante a ocorrência, equipes da Agência Municipal de Trânsito foram ao local para dar orientações aos motoristas que utilizavam a via. Além disso, equipes da Prefeitura foram para o local com maquinários para liberar o tráfego.
Durante o incidente, os motoristas foram orientados a trafegar pelo anel viário, inclusive o ônibus de transporte de passageiros que faz a linha centro-fronteira. O tráfego foi normalizado por volta das 10h.