A prefeitura de Campo Grande divulgou, nesta quinta-feira (17), um balanço de atendimento as pessoas dependentes de álcool e/ou droga. Durante os últimos 4 anos, cerca de 984 pessoas receberem tratamento na Capital para sair da dependência.

De acordo com o município, os trabalhos de ações estratégicas são feitos pelo Paic (Programa de Ação Integrada e Continuada), comandado pela Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos, por meio da CPRPD (Coordenaria de Proteção à População de Rua e Políticas sobre Drogras).

Uma das pessoas que se recuperou foi Helton de Oliveira Barros. Ele conta que em 2018, passou o natal andando pelas ruas da cidade sob efeito de drogas.  “Minha vida era assim, até que alguém me estendeu a mão”, afirma.

Durante a pandemia de coronavírus, Paulo Henrique procurou ajuda para sair da dependência química.  “Hoje, eu estou recuperado e reinserido na sociedade. Hoje eu sou um cidadão de bem”, disse.

Todas as pessoas recuperadas e tratadas têm disponível cursos profissionalizantes e aulas EJA (Ensino à Distância), elaborado pela Semed (Secretaria Municipal de Educação), e cursos de manejo de hortaliças pelo projeto ‘Hortas Urbanas’.