Subiram de 12 para 21 os casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus () em , cidade a 232 quilômetros de Campo Grande, no sudoeste de Mato Grosso do Sul. Nesta quinta-feira (07) eram 12 os casos que se elevaram para 21 nesta sexta (08).

O início da proliferação ocorreu com funcionários infectados de um frigorífico na cidade. Na noite desta sexta, a prefeitura informou que o hábito de tomar tereré em grupo ajudou a propagar o vírus. Após confirmação das 12 pessoas infectadas nesta quinta, foi publicado o lockdown (termo em inglês usado para descrever medida de fechamento de regiões durante a pandemia de Covid-19), em Guia Lopes.

“Eu peço para você que tem o seu comércio, cuide de seu funcionário. Temos o apoio do Estado e vamos precisar muito da administração estadual”, disse o prefeito Jair Scapini (), em um vídeo ao vivo feito junto com o secretário de saúde Marcelo Gonçalves de Almeida.

“Agora não são só os funcionários do , nas investigações que nós tivemos aqui, soubemos que a maioria dos que se contaminaram foram através do tereré. Eles tomaram com alguém que estava com o vírus. Então, a recomendação é, não utilize tereré com outras pessoas. Dá para ver que isso vai crescer mais, infelizmente, fugiu realmente do controle”, diz o secretário.

Representantes da Prefeitura, Câmara, Polícia Civil, Militar e Exército, que formam uma comissão de comitê de prevenção e enfrentamento ao coronavírus, se reuniram na Câmara da cidade nesta sexta para elaborar demais estratégias de enfrentamento ao vírus.

Na reunião, foi discutida a ação de desinfecção já realizada no frigorífico e monitoramento de todos os infectados que estão em isolamento. Também foi informado, por parte da prefeitura, que a população não está tendo a compreensão necessária quanto ao isolamento e estão saindo de casas, consta na ata da reunião.

Já os responsáveis pela Polícia Militar disseram que estão sendo feitas as fiscalizações e, por parte do Exército Brasileiro, manifestou-se no sentido da contribuição com a Secretária Municipal de Saúde, na triagem e descontaminação de locais públicos, que já estão sendo feitas.

De acordo com o Censo de 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Guia Lopes da Laguna possuía população de 10.366 pessoas com estimativa de 9.895 habitantes em 2019.

Boletim divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta sexta-feira (08) aponta que Mato Grosso do Sul totalizou, às 10h desta manhã, 326 casos confirmados e 11 mortes.