Após confirmação de 12 pessoas infectadas pelo novo coronavírus nesta quinta-feira-feira (07) em , a prefeitura da cidade publicou decreto de lockdown (termo em inglês usado para descrever medida de fechamento de regiões durante a pandemia de ) já válido para esta sexta-feira (08). A irá fazer a fiscalização.

Cada pessoa só poderá sair duas vezes de casa durante a semana, de acordo com seu mês de nascimento, para realizar atividades consideradas essenciais. A medida, de acordo com a prefeitura, vai até o dia 14 de maio.

A decisão acontece após casos de coronavírus confirmados entre funcionários e familiares de um frigorífico da cidade. Guia Lopes da Laguna, que fica a 232 quilômetros de Campo Grande, no sudoeste de , também está em toque de recolher que ocorre das 18h às 5h.

“Hoje são 12 casos confirmados na nossa cidade. Hoje coletamos 10 testes, e provavelmente na sexta ou sábado teremos os resultados. Por isso, fiquem em casa”, diz o novo secretário de saúde, Marcelo Gonçalves de Almeida, em um vídeo ao vivo no Facebook, junto com o prefeito Jair Scapini (PSDB) na noite desta quinta. Marcelo assume a secretaria no lugar de Rakél Garcia Farias, que está grávida e se afastou da pasta.

No decreto também constam as atividades comerciais consideradas essenciais, que poderão abrir as portas com normativas, regulamentação da circulação de pessoas, proibição de aglomerações além da entrada e saída de pessoas da cidade.

“Fica restrito a circulação de pessoas no território de Guia Lopes da Laguna, que só poderão sair de suas casas duas vezes por semana e para cumprir alguma necessidade primária, como ir ao mercado e farmácia, portando, obrigatoriamente, documento de identificação com foto”, consta no decreto.

Ainda segundo a decisão, pessoas nascidas entre janeiro e abril, poderão sair às terças e sextas-feiras. Nascidas entre maio e agosto, às quartas e sábados. E os nascidos entre setembro e dezembro poderão sair às segundas e quintas-feiras. A saída de pessoas no domingo, só com algum tipo de motivo, como à ida a uma unidade de saúde, por exemplo, já que todo o comércio estará fechado.

De acordo com o Censo de 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Guia Lopes da Laguna possuía população de 10.366 pessoas com estimativa de 9.895 habitantes em 2019. Boletim divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta quinta-feira (7) aponta que Mato Grosso do Sul totalizou, às 10h desta manhã, 311 casos confirmados.