Pular para o conteúdo
Cotidiano

Casos de coronavírus aumentam 450% na região do Pantanal em junho

Região formada por 7 municípios ainda não registrou casos de Covid-19 em 2 e vê explosão no total de infecções em Corumbá e Ladário.
Arquivo -

Geograficamente uma das regiões mais isoladas de –por conta da grande extensão territorial e baixo número de municípios–, o Pantanal assiste em junho um grande avanço no total de casos de coronavírus: o volume disparou 458% em 22 dias.

Os 229 casos registrados desde o início da pandemia até esta segunda-feira (22) estão bem mais concentrados em 2 cidades e, até o momento, “poupam” outras duas.

Maior cidade da região e com um dos maiores territórios do , Corumbá é responsável por 86% dos casos de toda a região: foram 197 até a manhã desta segunda-feira. Em segundo lugar aparece Ladário, encravada no território corumbaense e que teve 26 casos confirmados até o momento. Juntas, as cidades respondem por 97% dos casos de no Pantanal.

A terceira posição em total de casos vem bem atrás: Anastácio registrou até aqui 3 pacientes de Covid-19. A vizinha tem apenas um. E, a alguns quilômetros desses municípios vizinhos, Miranda registrou recentemente seu segundo caso, depois de 65 dias sem nenhum infectado.

A evolução do coronavírus na região é bem peculiar. Até 31 de maio, o total de casos era de apenas 41. Até o dia 26 do mês passado, Corumbá, Ladário e Miranda eram as únicas localidades que tinham registrado pacientes de Covid-19. Aquidauana, por duas vezes, apontou “falsos positivos” ou teve casos atribuídos a moradores que não vivem mais na cidade.

A situação foi a mesma de , que chegou a ter casos atribuídos a pacientes de Guia Lopes da Laguna que furaram a quarentena –no momento em que o município do Sudoeste vivia uma explosão de infecções. Dois Irmãos do Buriti, por sua vez, não teve casos positivos até o presente momento.

Região formada por 7 municípios ainda não registrou casos de Covid-19 em 2 e vê explosão no total de infecções em Corumbá e Ladário
Casos de coronavírus enfrentam crescente no Pantanal, principalmente em Corumbá e Ladário. (Imagem: Reportagem)

Contudo, desde 1º de junho, o volume de infectados disparou, principalmente em Corumbá –atualmente a sétima em casos no Estado– e Ladário. Os 41 casos se tornaram 229 em apenas 22 dias, uma média de 8,5 casos novos por dia. Em 17 de junho, foram 23 casos (21 em Corumbá e 2 em Ladário), recorde da região.

A diferença de 188 casos no período representa uma evolução superior a 458% no período. Coincidentemente, neste período, também apareceram as mortes na região: Corumbá concentrou 3 óbitos desde 12 de junho. A quarta morte na região do Pantanal foi anunciada no dia 18, em Anastácio.

Maioria dos infectados na região do Pantanal já se recuperou da Covid-19

Dos 197 pacientes de Corumbá, outros 100 estão recuperados e 83 em tratamento domiciliar; não há detalhes sobre 9 e dois aparecem apenas como “casos confirmados”. Ladário relatou 14 recuperados e 4 em tratamento domiciliar –os dados da cidade na base de dados Mais Saúde, da SES (Secretaria de Estado de Saúde), vão até 15 de junho.

O delay nos dados também atinge as outras cidades. Anastácio relatou 2 pacientes recuperados até o fim de maio –o óbito foi registrado em Aquidauana, onde o paciente buscou socorro. Já o único aquidauanense infectado também estaria em tratamento domiciliar, assim como um dos pacientes de Miranda (o outro já se recuperou).

Com mais casos e mais habitantes, Corumbá ainda detém a maior taxa de incidência de Covid-19 da região (176,8 por 100 mil habitantes), um pouco à frente de Ladário (111,4). Anastácio tem taxa de 11,9 por 100 mil, Miranda, de 7,1 por 100 mil e Aquidauana, 2,1 por 100 mil.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados