Os campo-grandenses terão pelo menos 11 dias em 2020 para usufruir de folgas ou trabalho remunerado em dobro, por se tratar de feriado. O calendário oficial da cidade conta com um feriado estadual, dois municipais e nove nacionais – porém, um deles já aconteceu, no dia 1º de janeiro. O próximo será apenas em 10 de abril.

Segundo decretos publicados pelos governos Federal e do Estado, apenas oito deles acontecerão entre segundas e sextas-feiras, enquanto três vão cair em finais de semana (sábado e domingo). A ‘temporada’ de feriados começa em abril com a Sexta-Feira da Paixão no dia 10, seguido pelo feriado de Tiradentes no dia 21, uma terça-feira.

Pouco depois, se comemora o Dia Internacional do Trabalho, em 1º de maio, uma sexta-feira. No mês seguinte, se comemora em 13 de junho (sábado) o feriado municipal do padroeiro de Campo Grande, Santo Antônio. O próximo feriado oficial depois desse acontece apenas em agosto, quando se comemora a criação de Campo Grande, no dia 26 (quarta).

Já em 7 de setembro, uma segunda-feira, é celebrado o feriado nacional da Independência do Brasil, enquanto que em outubro acontecerão dois feriados seguidos. No dia 11, um domingo, é comemorado o feriado estadual de Criação de Mato Grosso do Sul, enquanto o Dia de Nossa Senhora Aparecida, feriado nacional, será já na segunda seguinte.

Por fim, em novembro acontece também em uma segunda-feira, dia 2, a celebração do Dia de Finados, enquanto a Proclamação da República, dia 15, cairá em um domingo. Em dezembro, o Natal, dia 25, fecha o calendário de feriados em Campo Grande.

Já existem sete dias de ponto facultativo previstos

Diferentemente dos feriados, o cumprimento do ponto facultativo não é obrigatório. E o primeiro deles ocorre já em fevereiro, no Carnaval (segunda, 24, terça, 25, e quarta-feira, 26). Em junho, o dia de Corpus Christi, geralmente confundido com um feriado, também é ponto facultativo, no dia 11, uma quinta-feira.

Já a celebração do Dia do Servidor Público, que acontece em 28 de outubro, deve ser antecipada para o dia 9 do mesmo mês, uma sexta-feira. Daí, os campo-grandenses voltarão a ter um ponto facultativo apenas em dezembro, na véspera de Natal (dia 24, quinta-feira) e do Ano Novo (dia 31, também uma quinta-feira).

Porém, outros dias podem ser decretados com o decorrer de 2020 como pontos facultativos, a interesse a administração público, principalmente quando há outros pontos facultativos e feriados durante a semana, ‘emendando’ com dias de fins de semana.