Pular para o conteúdo
Cotidiano

Após seis meses, fronteira do Paraguai com MS será reaberta dia 29

O Governo do Paraguai aprovou nesta terça-feira (22) o protocolo sanitário para a reabertura parcial da fronteira terrestre com o Brasil. Com isso, a divisa de Pedro Juan Caballero com Ponta Porã será liberada a partir do dia 29 de setembro. A decisão tem como objetivo de reativar o comércio entre os dois países após […]
Arquivo -

O Governo do Paraguai aprovou nesta terça-feira (22) o protocolo sanitário para a reabertura parcial da fronteira terrestre com o . Com isso, a divisa de Pedro Juan Caballero com será liberada a partir do dia 29 de setembro. A decisão tem como objetivo de reativar o comércio entre os dois países após seis meses de total isolamento devido a pandemia da Covid-19, o novo coronavírus.

Por meio de uma nota divulgada nas redes sociais, a Direção-Geral de Migração do Paraguai explicou que a abertura será parcial e temporária nas passagens da fronteira com o Brasil e será sob as diretrizes dos departamentos de Alto Paraná, Canindeyú e Amambay.

A instituição disse que a abertura começará na modalidade teste, com a Ponte da Amizade, em Alto Paraná, durante as três primeiras semanas. Nesse período, serão permitidas a entrada e saída de nacionais, bem como de estrangeiros residentes e não residentes no Paraguai.

A Direção-Geral de Migração do país disse que a permanência da decisão dependerá de como os moradores se portarão diante da liberação, respeitando os protocolos de saúde. As restrições do país estariam vigentes até o dia 29 de setembro, quando fronteiras serão abertas.

O Governo providenciará que o fluxo de pessoas visitantes seja das 5h00 às 14h e que o horário para a saída do território seja a partir das 18h. Os turistas que entram no país não poderão se deslocar para outros departamentos.

6 mil desempregados

O protesto desta terça-feira (22) pode ser um dos maiores da história da cidade e já reúne milhares de pessoas na ruas de Pedro Juan Caballero, na fronteira com Ponta Porã, do lado brasileiro. Além de comerciantes, a manifestação aglutina funcionários demitidos e moradores das duas cidades.

Em conversa com a reportagem do Jornal Midiamax, o presidente da Câmara de Comércio de Pedro Juan Caballero, um dos organizadores deste movimento que tomou as ruas da cidade, confirmou que ao longo da pandemia, mais de 5 mil pessoas já tinham sido demitidas. “Com anúncio de fechamento das três lojas do Maxi Supermercados e também do Fortis, esse número pode passar de 6 mil”, explicou Victor.

Segundo o comerciante, apesar da manifestação ter praticamente paralisado as duas cidades, até o momento, o Governo Paraguaio  ainda não fez nenhuma sinalização positiva sobre as reivindicações. “Só que depois de hoje, acredito que muita coisa vai mudar. Demos uma demonstração de força e conseguimos passar a mensagem de que ninguém mais aguenta essa situação”, comentou ele.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Assistente de educação infantil

Semed convoca 162 assistentes de educação infantil em Campo Grande

‘Você matou minha filha?’: Mãe diz que implorou para Thácia largar marido agressor em MS

Homem é encontrado ensanguentado na rua após ser esfaqueado no pescoço em MS

onça

VÍDEO: Onça que matou caseiro será transferida do hospital do Cras em breve

Notícias mais lidas agora

Juíza nega pedido de David Chita e mantém ação por fraude no Detran-MS

VÍDEO: na delegacia, namorado alega que Thácia ‘caiu sozinha’ no rio em MS

Grupo que fazia vítimas no ‘tribunal do crime’ é preso em MS

mujica

‘Legado de simplicidade, coragem e compromisso’, afirma Landmark sobre Pepe Mujica

Últimas Notícias

Polícia

Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas nesta em MS

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio da Denar (Delegacia Especializada em Repressão a Narcotráficos), deflagrou nesta quarta-feira (14) uma operação contra uma organização criminosa especializada em tráfico de drogas. Uma pessoa vinculada a uma facção foi presa. Estão sendo cumpridos sete mandados de prisão e 14 mandados de busca e apreensão … Continued

Política

Vereadores discutem veto de Adriane em lei que garantiu pontos de apoio para motoentregadores

Prefeitura sancionou a lei vetando o artigo que continha endereços para os pontos

Famosos

Luísa Sonza quebra silêncio após Gustavo Mioto expor mágoa: ‘Juro por Deus’

Luísa Sonza se pronunciou pela primeira vez após Gustavo Mioto a acusar de ser desagradável; loira teria feito uma piada que magoou o ex-namorado de Ana Castela

Brasil

Nove pessoas morreram em acidente entre van e carreta em Minas Gerais

Entre os mortos estão oito adultos e uma criança