Pular para o conteúdo
Cotidiano

Após quase 4 meses de espera, paciente que perdeu rim tenta novo transplante

Na véspera de Natal, Eliete Contini da Silva viaja em busca do maior presente que poderia ganhar: um transplante de rim. A renal crônica de Campo Grande está a caminho de Curitiba, no Paraná, onde fará os últimos exames para saber se está apta para receber um novo rim. Eliete, que está na fila de […]
Arquivo -

Na véspera de Natal, Eliete Contini da Silva viaja em busca do maior presente que poderia ganhar: um transplante de rim. A renal crônica de está a caminho de , no Paraná, onde fará os últimos exames para saber se está apta para receber um novo rim. Eliete, que está na fila de transplantes há 1 ano, também teve a notícia de outro rim compatível em setembro deste ano, mas perdeu a chance porque aeronave do Governo que a levaria estava em uso pelo Estado e não pôde transportá-la.

De acordo com a SES (Secretaria de Estado de Saúde), Eliete embarcou em avião do Estado no fim da manhã desta quinta-feira (24) com destino ao Hospital Angelina Caron, uma das referências em transplantes renais no país. Lá, a paciente de Campo Grande será submetida a uma bateria de exames que irão a determinar apta ou não para o transplante, dependendo dos resultados de outros renais crônicos que estão na fila e também serão submetidos a exames.

A expectativa é que o resultado dos exames e a resposta tão aguardada por Eliete saia nesta noite de Natal.

Chance perdida

O Jornal Midiamax acompanha, desde o início de setembro, a saga envolvendo as buscas de Eliete por um rim. No dia 1º de setembro, a paciente foi convocada para viajar até Curitiba com a informação de que seria submetida ao transplante.

Em contato com a Central de Transplantes, a paciente foi orientada sobre todos os procedimentos que deveria fazer para conseguir o transplante. Primeiro, Eliete foi submetida a um teste rápido do , que deu negativo e a deixou apta para a . Ela deveria estar em Curitiba até às 18h30 do dia 2.

O deslocamento dela de Campo Grande para Curitiba seria feito por meio de uma aeronave disponibilizada pelo Governo do Estado. O transporte aéreo ficaria por conta da Casa Militar de Mato Grosso do Sul. Pouco tempo antes do embarque, segundo a paciente, ela recebeu uma ligação da Central de Transplantes do Estado informando que a viagem não aconteceria porque a aeronave estaria em uso pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

A informação foi, inclusive, confirmada à reportagem pela coordenação da Central de Transplantes do Estado. Após a publicação da matéria, o Governo informou que o governador não estava na aeronave, mas confirmou que o avião estava em missão no Estado de para buscar ao Estado teste de coronavírus.

Após o caso vir à tona, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) também informou, com base em ofício do Governo Paranaense, que mesmo que fizesse a viagem em setembro, Eliete não seria transplantada porque outros pacientes em posição superior a ela na fila foram considerados aptos para fazer a cirurgia.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Jovem influenciadora inventa gravidez e recebe muitas críticas de seguidores

Organização do Campeonato de fisiculturismo divulga nota de pesar de Wanderson Moreira

Palmeiras marca no finalzinho, vence rival São Paulo e continua na liderança do Brasileirão

VÍDEO: Policial do Bope salva rapaz de cair de pontilhão em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

Com superlotação e sem insumos, Santa Casa suspende atendimento em Campo Grande

Mãe que faleceu em acidente na BR-163 comemorou viagem dias antes: “aproveitar um pouco”

Pressionado por Trump, presidente da Ucrânia aceita reunião com líderes russos

Últimas Notícias

Polícia

Após celular de amiga ser clonado, vítima perde R$ 2.300 mil em golpe

Golpista se passou por amiga e pediu dois Pix para vítima

Polícia

Indivíduo é detido por receptação quando empurrava moto roubada em plena Afonso Pena

Ele disse à polícia que recebeu R$ 10 para levar o veículo até um posto de gasolina

Esportes

Atlético-MG vira pra cima do Fluminense e vence por 3 a 2 na reabertura da Arena MRV

Os cincos gols foram marcados no segundo tempo e o da vitória saiu aos '49 minutos’

Polícia

Mulher é agredida pelo ex-marido após discussão por chave de carro

Na DEAM, vítima dispensou o alojamento e a medida protetiva