O titular da SES (Secretaria de Estado de Saúde), , fez alerta na manhã desta sexta-feira (5) aos setores de Atenção Primária dos municípios de MS para que fiquem atentos ao monitoramento de pacientes com diagnóstico de Covid-19 e que estão isolamento domiciliar.

O alerta foi feito após o registro da 21ª paciente pela doença em MS, que ocorreu na noite da quinta-feira (4), numa UPA de . Sem comorbidades relatadas, a mulher foi orientada a ficar em casa, mas apresentou agravamento do quadro ontem e procurou atendimento. Na , ela sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu. Entre a entrada e o registro do óbito decorreram cerca de 1h30.

Resende voltou a cobrar os municípios quanto ao encerramento de casos notificados. Conforme a estatística desta sexta-feira, o número de casos nesta condição corresponde a quase 14% do total de notificações, ficando em 1.378. Desde o início da semana, a SES tem reforçado que casos sem encerramentos podem gerar distorções nas estatísticas.

“Recomendamos que os municípios aproveitem este fim de semana para fazer , para que possamos encerrar estes números o quanto antes”, posicionou o secretário. O boletim desta sexta-feira traz 72 novos diagnósticos, levando o total em MS 1 1.997 confirmações da Covid-19.