O titular da SES (Secretaria de Estado de Saúde), , afirmou nesta quinta-feira (30) que a pasta prepara uma ação pioneira para proteção das mais de 77 instituições de longa permanência em MS, antigamente conhecidas como asilos.

Segundo o secretário, as medidas de proteção – que não foram detalhadas – foram motivadas devido ao risco de contaminação do novo nestes estabelecimentos. Resende citou, inclusive, o caso da Leituga Casa de Saúde, em , na qual houve contaminação de pelos menos 5 trabalhadores de saúde e 5 idosos, sendo dois óbitos.

Resende prometeu o detalhamento para os próximos dias. Ele também mencionou ações para proteção à população de MS. “Queremos anunciar nas próximas ‘lives’ como que está funcionando toda a estrutura da SES nessas várias frentes, para mostrar as experiências exitosas”, destacou.

Em MS, o novo boletim epidemiológico trouxe confirmação de 255 casos – seis desde a última edição, o que representa um incremento de 2,4% no total. Destes 6, apenas dois estão internados e não há pacientes em (Unidade de Terapia Intensiva) da rede pública.