Pular para o conteúdo
Cotidiano

Acordo do transporte coletivo de Campo Grande prevê concursos e reforço nos terminais

TAG do transporte coletivo da Capital indica a abertura de processos seletivos para contratações aos quadros da Agetran e da Agereg.
Arquivo -

Após meses de negociação, prefeitura de , (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), (Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos) e Consórcio Guaicurus assinam, na próxima quarta-feira (11), o TAG (Termo de Ajustamento de Gestão) do transporte coletivo. O acordo fixa série de ações para melhoria do serviço na Capital.

A minuta do TAG prevê a abertura de dois concursos públicos. Assim, uma vez assinado o termo, o município deverá, até 31 de dezembro de 2021, publicar edital de concurso para o quadro próprio da Agetran, com contratações para os cargos de Fiscal de Transporte e Trânsito, Mecânico e Agente Municipal de Trânsito.

Por outro lado, a Agereg vai se comprometer a abrir, até dezembro de 2022, processo seletivo próprio para reforço do seu quadro de pessoal.

O acordo projeta também a apresentação, em até 12 meses, de um plano da Agetran para fiscalização, manutenção e conservação dos terminais de ônibus.

Além disso, a prefeitura vai firmar compromisso para alocar pelo menos dois guardas municipais por terminal nos horários de maior fluxo de passageiros: das 7h às 9h, das 11h30 às 13h e das 17h30 às 19h, a fim de reforçar a segurança nestes locais.

O TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado) media o TAG. Portanto, os acordantes vão assinar o termo no tribunal.

Mais medidas

Além dos concursos e do reforço na segurança dos terminais, os dispositivos do TAG do transporte coletivo preveem maior autonomia decisória à Agereg; auditorias operacionais e financeiras nas empresas integrantes do Consórcio Guaicurus; mudanças na composição da Jajur (Junta de Análise e Julgamento de Recursos de Transporte); elaboração de plano de manutenção, fiscalização e reparo da frota; bem como a implantação de novos abrigos em pontos de parada. O descumprimento dos termos pode implicar em multa.

Município e concessionária discutem os termos do acordo desde o início do ano. Mas a minuta do TAG foi finalizada somente em outubro.

As medidas têm prazos para cumprimento, alguns deles contados a partir do fim do estado de pública, decretado em função da pandemia de covid-19.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Monocrática e inaceitável’, diz presidente da Famasul sobre decisão de Dino em desapropriações

esf

Aquidauana cria ‘unidade sentinela’ após surto de doenças respiratórias e lotação em hospital

Cidade 90% indígena exige uso de máscaras após crescente de Covid-19

Ex-Panicat Ana Paula Leme é presa pela terceira vez em nove meses

Notícias mais lidas agora

Justiça nega pedido de despachante e mantém juíza em ação por fraude no Detran-MS

união brasil

União Brasil e Progressistas oficializam federação nesta terça-feira

Dívida de R$ 10 mil motivou assassinato de Sandro na frente da esposa por PM 

Aluguel da Câmara de Dourados passa a custar quase R$ 70 mil e contrato é renovado por mais 2 anos

Últimas Notícias

Política

Executiva Nacional do PSDB aprova fusão com o Podemos

Convenção nacional com a base tucana deve confirmar a fusão em julho

Famosos

Marido de Glória Pires detona Globo por atitude com sua esposa na festa de 60 anos: ‘ingratidão’

Contra a vontade da esposa, marido de Glória Pires teceu críticas à emissora e mandou recado para a atriz: "sei que você vai ficar chateada com meu post"

Política

Em Brasília, Rose se reúne com Alcolumbre e defende projeto próprio do PP-União para 2026

Presidente regional do União Brasil em MS, Rose pode compor executiva nacional da federação com o PP

Evento

Exposição recria o escritório de Manoel de Barros, com objetos pessoais e experiência interativa

Visitante vai poder olhar de perto a máquina de escrever, cópias de suas cartas, obras audiovisuais sobre o poeta, fotografias e participar de um painel interativo