A Campanha de ção contra a Influenza imunizou até o momento 35.721 pessoas, o que representa 16,26 % do público alvo, estimado em 219.615 indivíduos, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (26) pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

Os números levam em consideração as doses aplicadas entre o dia 10 de abril (início da mobilização) e a última terça-feira (23). Vale lembrar que até o dia 21, a Campanha vacinou exclusivamente as gestantes e crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias – estes grupos representam o maior percentual de cobertura: 30,79% e 29,26%, respectivamente.

Vale lembrar, portanto, que os dados aparentemente inferiores dos demais grupos representam apenas dois dias de vacinação, pois este público foi incluído na Campanha da segunda-feira (22) (confira a tabela abaixo).

Vacinação contra a gripe já imunizou 16,2% do público-alvo na Capital

Vacina para quem?

Podem receber a imunização gestantes, crianças de 6 meses de vida até 5 anos, 11 meses e 29 dias, idosos, puérperas (mulheres que deram à luz até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade que estão sob medidas socioeducativas, população carcerária e funcionários do sistema prisional também receberão a imunização.

Onde se vacinar

Em , a imunização está disponível nas 78 UBS (Unidades Básicas de Saúde) e UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família). De acordo com a Sesau, neste sábado (27) e domingo (28), a campanha seguirá normalmente CRS (Centros Regionais de Saúde) Nova Bahia, Tiradentes, Aero Rancho e Coophavilla II, das 6h15 às 17h45, sem intervalo para o almoço.

Já na próxima segunda-feira (29) a Sesau manterá o “trailer de imunização” na Praça Ary Coelho, exclusivamente contra a influenza, das 7h15 às 16h45.

Vale lembrar que para receber a imunização, é preciso portar o Cartão Nacional de Saúde (Carteirinha do SUS), cédula de identificação e algum documento que comprove o grupo prioritário.