O edital do concurso público para a de Campo Grande deve ser divulgado só em janeiro, mas a Secretaria de Segurança deve insistir em um quantitativo de 350 , 100 a mais do que tinha sido adiantado. À princípio, seriam apenas 250 vagas, devido à capacidade financeira da Prefeitura.

O secretário Valério Azambuja afirmou nesta sexta-feira (1°) que deve insistir em um edital com 350 vagas, que seria o mínimo para suprir a demanda de guardas na Capital. Quando as primeiras informações sobre o concurso foram divulgadas, o secretário de Gestão Agenor Mattiello explicou que a Prefeitura só teria condições financeiras de pagar 250 novos guardas.

“Já foram vistos os detalhes e o edital sai em janeiro com mais ou menos 250 vagas. Falava em 350, mas a situação financeira não é tão boa”, disse na ocasião.

De acordo com Valério Azambuja, o edital do concurso deve ser divulgado só depois da definição da organizadora do concurso e sobre qual instituição fará o de formação. “Estamos tentando uma parceria com o governo do Estado para usar a Acadepol [para o curso] ou com o Instituto Federal”, diz.

Secretário quer articular mais 100 vagas em concurso para Guarda Civil de Campo Grande
(Foto: Marcos Ermínio)

Uso de arma letal para 80% dos guardas

Nesta sexta-feira (1°) aconteceu a formação dos 100 agentes em curso de uso de armamento letal. Com estes novos formandos, 80% do efetivo da guarda tem autorização para uso de arma letal.

Segundo Azambuja, o objetivo é chegar a 100% de guardas com autorização do uso de armas no ano que vem. “Estamos esperando relatório da PF (), precisa emitir este relatório para que [os guardas] de fato peguem armas. Até fim de novembro deve acontecer”. Além disso, ainda foram entregues 14 novas motocicletas para uso da Guarda.