Rios de Miranda e Porto Murtinho descem o nível e deixam famílias tranquilas
Os rios de Miranda e Porto Murtinho abaixaram o nível nos últimos dias e deram um sinal de tranquilidade para as famílias que moram próximo ao local que corriam riscos de alagamentos e possíveis desalojamentos com as cheias. O rio Miranda foi quem mais subiu em decorrência das chuvas e por conta das águas das […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os rios de Miranda e Porto Murtinho abaixaram o nível nos últimos dias e deram um sinal de tranquilidade para as famílias que moram próximo ao local que corriam riscos de alagamentos e possíveis desalojamentos com as cheias.
O rio Miranda foi quem mais subiu em decorrência das chuvas e por conta das águas das cabeceiras que descem de outras cidades. O maior índice registrado pela Defesa Civil do município foi de 7.24 metros na última sexta-feira (29), mas logo a situação foi normalizando e passado três dias, nesta segunda, o nível do cursor de água caiu para 6.95 metros.
O coordenador de Defesa Civil Municipal em Miranda, Amarildo Arguelho explica que as cheias que tomaram a semana na cidade são em decorrência das chuvas que caíram em outras cidades do Estado, fator crucial para a cheia. “A cheia vem por causa da chuvarada que teve em Jardim, Guia Lopes, Nioaque, Bonito e Bodoquena. A prefeita da Marlene Bossay determinou que a secretaria de obras e os funcionários ficassem atentos sobre a enchente juntamente com a secretaria de assistência social”, afirmou.
Os alagamentos em famílias ribeirinhas e moradores rurais, deixaram três pessoas desalojadas e nove pessoas desabrigadas. Embora assuste a situação, Amarildo diz que a situação “já está mais tranquila” e que não há riscos para que as pessoas sejam prejudicadas.
Em Porto Murtinho, o Rio Paraguai foi quem mais subiu, onde atingiu 6.88 metros de altura. Algumas famílias ficaram desalojadas, mas logo voltaram para suas casas por conta da descida do nível. Conforme aponta o coordenador da Defesa Civil de Porto Murtinho, Helton Benitez, “a questão do Rio Paraguai e a questão da cheia já normalizaram”.
“Estávamos monitorando e a previsão é de baixa até meados de maio, quando começa a vir as águas da cheia do Pantanal que todo ano acontece”, explicou Helton.
Previsão
Segundo o Inmet (Instituo Nacional de Meteorologia), não há riscos de chuva durante a semana na cidade de Miranda. Embora não seja o principal motivo para as cheias, com a diminuição das chuvas, o rio poderá descer ainda mais o seu nível.
Já em Porto Murtinho, apenas na nesta terça-feira (2) o dia amanhece nublado e poderá ocorrer algumas pancadas de chuva de forma isoladas.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.