A retenção de passe de idosos que realizam a integração em terminais de transbordo e a maneira com que o recolhimento era feito, foram os principais motivos para que autuar, na manhã desta quinta-feira (5), o por entender que houve constrangimento da empresa com seus clientes.

De acordo com as informações do órgão estadual, houve um pedido para que verificasse uma possível irregularidade nas abordagens de um servidor que presta serviços por meio de uma empresa de segurança terceirizada ao Consórcio Guaicurus nos ‘Peg Fácil' do centro da cidade.

Nas abordagens, o servidor apontava os desgastes no cartão de passe dos usuários e fazia a retenção deles e em seguida, sugeria que o cliente fosse com rapidez a sede do Consórcio pedir o documento para que pudesse ser feita a segunda via do cartão. Embora tenha ocorrido o episódio, o Procon-MS explica que os cartões gratuitos que após a primeira emissão, a troca só poderia ocorrer com uma taxa a ser cobrada no valor de R$ 11,85 em um cartão de idoso. Para o cartão cidadão, não há custo.

Em sua defesa, o segurança afirmou que segue orientação da direção do Consórcio Guaicurus e explicou que os idosos que tiveram os cartões retidos não sofreram prejuízos. Apresentando o documento que comprovaria que o idoso tinha mais de 65 anos, o acesso era liberado para entrar no terminal de transbordo.

O Procon-MS pontua que as pessoas passam por constrangimento e por isso, foi feita a autuação e expedido o auto, além de concessão de um prazo para que a empresa apresente uma justificativa e defesa.