Pular para o conteúdo
Cotidiano

Resultado de força-tarefa em MS, primeiro boletim de controle de infecções hospitalares é lançado

Está no ar desde a última semana o 1º Boletim Epidemiológico de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde, hospedado no site da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), cujo download pode ser realizado CLICANDO AQUI. O documento é uma publicação de caráter técnico-científico, de acesso livre, em formato eletrônico e de periodicidade semestral, caracterizando-se como […]
Arquivo -
Foto Ilustrativa | Marcos Ermínio | Midiamax
Foto Ilustrativa | Marcos Ermínio | Midiamax

Está no ar desde a última semana o 1º Boletim Epidemiológico de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde, hospedado no site da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), cujo download pode ser realizado CLICANDO AQUI.

O documento é uma publicação de caráter técnico-científico, de acesso livre, em formato eletrônico e de periodicidade semestral, caracterizando-se como um relevante instrumento de vigilância para promover a disseminação de informes qualificados e com potencial para orientar ações nas Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).

A publicação, que aborda temas como a visita de animais nos hospitais, prevenção e controle à influenza, além do uso adequado de antibióticos, é resultado de trabalho da Comissão Municipal de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (CMCIRAS) da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), juntamente com a Gerência Técnica de Serviços de Saúde (GTESS), da Coordenadoria Estadual de Vigilância Sanitária.

O Boletim reforça as recomendações para prevenir e controlar a influenza (gripe), principalmente no ambiente hospitalar, como: higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar; antes de comer, antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz; evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas – corrimãos, bancos, maçanetas e etc.

Pontos desafiadores

Sobre a presença de animais nos hospitais, a publicação aponta para a importância da elaboração de normas para a implantação do projeto, por ser considerada uma tarefa desafiadora para os serviços. Entretanto, mediante aos benefícios e crescente utilização da Terapia Assistida por Animais (TAA) nos serviços de saúde, torna-se relevante que cada estabelecimento avalie e determine o modo mais seguro a fim de usufruir de tais benefícios para uma assistência mais humanizada e ao mesmo tempo segura.

Entre os benefícios da TAA, o documento aborda que a recuperação do bem estar e autoestima do paciente auxiliam no aumento da imunidade, na diminuição do uso de medicamentos e consequentemente no tempo de internação.

A publicação aponta, também, dados das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) que são agravos adquiridos durante o processo de cuidado em estabelecimentos assistenciais de saúde, e estão relacionadas às práticas de assistência de saúde e ao uso de dispositivos invasivos como: cateter venoso central, cateter vesical de demora, ventilação mecânica ou até mesmo após realização de procedimentos cirúrgicos.

Os números revelam a densidade de incidência das infecções nos hospitais estudados, de janeiro a dezembro de 2018, e demonstram uma maior incidência de pneumonia associada à ventilação mecânica em relação à infecção primária de corrente sanguínea e infecção de trato urinário confirmadas laboratorialmente.

O documento é importante para explicar as ações sistematizadas que englobam normas e rotinas assistenciais, adequação de estrutura física e fluxos operacionais, assim como treinamentos e orientações para capacitar todos que assistem direta ou indiretamente o paciente, são atividades essenciais dos controladores de IRAS.

A próximo Boletim deve ser publicado no início do próximo ano com dados referentes de 2019.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
vagas

Com taxações dos EUA ao Brasil, Paraguai pode ser alternativa para exportação da carne de MS

barata francesa em brigadeiro

VÍDEO: Dona de casa acha barata francesa no brigadeiro e sai indignada de mercado em Campo Grande

Waldir Neves faz acordo e vai pagar R$ 1,9 milhão para não ser despejado de mansão

VÍDEO: Dupla furta motocicleta estacionada na Vila Sobrinho, em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

MS procura novos mercados para romper impacto da exportação de carne aos EUA, avalia Acrissul

campo grande cidade de cobras

Cidade de ‘cobras’, como Campo Grande lida com tanto veneno humano?

Waldir Neves faz acordo e vai pagar R$ 1,9 milhão para não ser despejado de mansão

Vereadores bolsonaristas divergem sobre protagonismo de Tarcísio em meio a crise com EUA

Últimas Notícias

Opinião

Equipe é importante

Aristóteles Drummond

Polícia

Venezuelano baleado durante ameaça a mãe e ataque a policiais em Dourados, ficará preso após alta

Segundo a mãe do acusado, filho entrou em surto e faz uso de medicamentos controlados

Esportes

Atletas de MS conquistam Troféu Eficiência na Copa Brasil de Tênis de Mesa

Equipe conquistou 24 medalhas e venceu competição em Palmas (TO)

Polícia

‘Tive de mudar de estado’: jovem relata terror ao fugir de ex-namorado que tentou matá-la duas vezes

Jovem contou que ex tentou matá-la a facadas e tiros