Recordista nacional em desastres naturais, MS usará banco de dados para prevenção de incidentes
Com o primeiro lugar no ranking nacional de desastres naturais em 2018, Mato Grosso do Sul vai utilizar os dados do S2ID (Sistema Integrado de Informações Sobre Desastres) para embasar políticas de prevenção. O sistema tem sido abastecido por coordenadorias de Defesa Civil municipais durante os últimos quatro anos e traz um panorama dos incidentes […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com o primeiro lugar no ranking nacional de desastres naturais em 2018, Mato Grosso do Sul vai utilizar os dados do S2ID (Sistema Integrado de Informações Sobre Desastres) para embasar políticas de prevenção. O sistema tem sido abastecido por coordenadorias de Defesa Civil municipais durante os últimos quatro anos e traz um panorama dos incidentes naturais no estado.
O coordenador da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Fábio Catarinelli, afirma que o sistema tem sido usado não apenas para decretar situação de emergência nos municípios, mas também para criar um banco de dados com o panorama de desastres naturais em Mato Grosso do Sul. Segundo ele, os dados ajudam a nortear a elaboração de polícias públicas de prevenção a estes incidentes.
Catarinelli explica que a profissionalização do registro das ocorrências nos municípios já tem auxiliado no trabalho preventivo da Defesa Civil no monitoramento das regiões onde costumam ocorrer inundações. Um dos exemplos de trabalhos feitos nestas situações é a orientação e desocupação de famílias ribeirinhas nas épocas de cheia e em diversas outras situações, quando o Governo do Estado fornece suporte à população e às administrações municipais.
O Governo de MS informa que a atuação preventiva a estes desastres já acontece, por exemplo, com a substituição de pontes de madeiras no estado, onde a cheia dos rios danificava a estrutura e impedia a passagem dos moradores. “Temos informações compiladas que podem ajudar na elaboração de diversas políticas públicas que ajudem a minimizar os danos causados por situações climáticas adversas”, explicou o coordenador da Defesa Civil.
Desastres naturais
No ano passado, Mato Grosso do Sul foi o primeiro Estado do País no registro de desastres naturais. Foram 364 ocorrências, conforme ranking elaborado com dados extraídos do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. Entre os registros estão inundações, chuvas intensas, vendavais e alagamentos. Em 2017, o Estado havia registrado 232 casos, ficando atrás de Santa Catarina que teve 348 registros.
Segundo a Defesa Civil, o aumento não se deve a um número maior de desastres, mas devido ao registro de cada um deles, que nos últimos anos tem sido feito cada vez mais sistematicamente pelas defesas civis dos municípios.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Do Pantanal, Coronel Rabelo participa do Domingão do Huck neste domingo
Pantaneiro é reconhecido como transformador no mundo
Estabilidade financeira atrai candidatos no concurso dos Correios
Provas acontecem neste domingo em Campo Grande
Homem procura a delegacia após ser roubado ao final de relação sexual
Fatos ocorreram entre a Av. Quatorze de Julho e a Travessa Guia Lopes, na Capital
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.