Professores devem se reunir com pais para conscientizar sobre vacinação contra sarampo

A Semed (Secretaria Municipal de Educação) aderiu à campanha de vacinação contra o sarampo e fará um trabalho para conscientizar sobre a importância da imunização em Campo Grande. Entre as atividades, as escolas vão até se reunir com os pais para incentivar que levem as crianças ao posto de saúde para vacinar. A partir desta […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Foto: PMCG
Foto: PMCG

A Semed (Secretaria Municipal de Educação) aderiu à campanha de vacinação contra o sarampo e fará um trabalho para conscientizar sobre a importância da imunização em Campo Grande. Entre as atividades, as escolas vão até se reunir com os pais para incentivar que levem as crianças ao posto de saúde para vacinar.

A partir desta segunda-feira (7), com o apoio técnico de diretores e professores, começam as reuniões com os pais para falar sobre a importância de levar as crianças aos locais de vacinação no próximo dia 19 (Dia D), além da entrega de informativos.

Além disso, os diretores das unidades foram orientados para que a equipe pedagógica faça atividades lúdicas com os alunos, reforçando a conscientização. “Orientamos os gestores para fazer essas atividades lúdicas para chamar a atenção das crianças quanto a importância da vacinação. É importante, tanto para a comunidade escolar quanto para a saúde das crianças. Vamos envolver todos os profissionais nesta campanha”, afirmou a superintendente de Gestão e Normas da Rede Municipal de Ensino (Reme), Alelis Isabel Gomes.

Para a diretora-adjunta da escola municipal Oliva Enciso, localizada no Bairro Tiradentes, Elismar Fernanda da Rocha, a mobilização é fundamental para o sucesso da campanha. “A família precisa ter essa consciência e a escola é o melhor lugar para divulgar aos pais sobre a necessidade dessa prevenção”, pontuou.

Já a diretora da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Marta Guarani, Jeane dos Santos Bezerra Adriano, o trabalho vai além da sala de aula. Em parceria com a unidade de saúde de seu bairro ela ressaltou que sempre repassa para os agentes de saúde sobre a situação da carteira de vacinação de seus alunos, para que os profissionais orientem os pais.

“Temos que trazer para nós o compromisso e a responsabilidade de fazer esse acompanhamento junto às famílias, verificar nas pastas se essa carteira está sendo atualizada, se o pai está realmente levando a criança para a vacinação. Na unidade onde gerencio eu faço o acompanhamento junto com a UBS Vida Nova. Sempre repasso à UBS a informação de que os pais não estão cumprindo com o calendário e aí é reforçada a comunicação e quem ganha com isso são as crianças que estarão asseguradas com sua vacinação”, disse.

Campanha de Vacinação

A abertura da campanha acontecerá em duas etapas: no período de 7 a 25 de outubro, será realizada a vacinação de todas as crianças não vacinadas de seis meses a menores de cinco anos de idade. Já no dia 19, acontecerá o dia D de mobilização nacional.

No período de 18 a 30 de novembro será realizada a vacinação de adultos jovens não vacinados na faixa etária de 20 a 29 anos de idade, sendo que no dia 30 ocorrerá o dia D de Mobilização Nacional e encerramento da campanha de vacinação destinada aos adolescentes.

(Com informações da PMCG)

Conteúdos relacionados