Procon-MS cobra da Energisa explicações sobre aumentos na conta que assustam clientes em MS
O Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) vai notificar ainda nesta terça-feira (29), a Energisa, concessionária responsável pelo serviço de energia em Mato Grosso do Sul, pedindo explicações sobre o aumento nas faturas de consumidores que geraram diversas reclamações no órgão. Na manhã desta terça, a Câmara da Capital transformou CPI (Comissão Parlam…
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) vai notificar ainda nesta terça-feira (29), a Energisa, concessionária responsável pelo serviço de energia em Mato Grosso do Sul, pedindo explicações sobre o aumento nas faturas de consumidores que geraram diversas reclamações no órgão. Na manhã desta terça, a Câmara da Capital transformou CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) em comissão especial para apurar as reclamações.
“Nos últimos meses foram registradas no Procon-MS e também nos procons municipais existentes no interior do Estado, reclamações relativas ao aumento dos valores pagos nas faturas de energia elétricas de alguns consumidores, sem que houvesse, pelos mesmos, a aquisição de quaisquer eletrodomésticos ou mudanças de hábitos de consumo que justificassem a considerável elevação de consumo”, diz trecho da notificação.
No documento a que o Jornal Midiamax teve acesso com exclusividade, o Procon-MS pede explicações referentes ao volume de energia comprada pela concessionária nos últimos seis meses e também da energia que restou, ou se foi necessária uma nova compra para atender a demanda da área de concessão.
Para dar andamento a notificação, o Procon-MS considerou as mudanças climáticas, inclusive o aumento nas temperaturas na primavera. Há também uma preocupação em referência a estação do calor que começará a ser sentida no mês de dezembro.
Em outro trecho do documento, o órgão estadual também pede explicações sobre o preço nas compras de energia extras que são através de leilões. O Procon-MS quer entender se os preços costumam ser maiores as compras ordinárias.
Um dos questionamentos feitos pelo órgão na notificação, refere-se aos “valores pagos pelos preços dos quilowatts-hora”. A questão neste trecho trata sobre os valores que são repassados aos consumidores ou se a Energisa trata como um “impacto futuro” ao ser lançado no reajuste da tarifa de energia do próximo ano.
Por fim, o Procon-MS solicita a Energisa para que apresente, se houver, um plano de melhorias das linhas de distribuição no território sul-mato-grossense.
A comissão
Atuarão na comissão especial o proponente, vereador Vinícius Siqueira (DEM), André Salineiro (PSDB) e Valdir Gomes (PP). Segundo João Rocha, a assessoria jurídica da Casa informou que os vereadores não teriam competência para investigar uma concessão federal, serviço contratado pela União para que a Energisa faça a distribuição de energia no Estado.
Siqueira disse que na suspensão da sessão para tratar do reajuste dos servidores, o tema foi discutido. “Não recebo com surpresa o anúncio porque nós já havíamos conversado durante a reunião. Acredito que, na verdade, é melhor porque uma CPI a Energisa teria argumentos para derrubar na Justiça e nem acontecer. Uma comissão especial, não. A empresa não teria argumentos para derrubar uma investigação, amarrar a comissão especial”.
No entanto, a comissão especial não teria o mesmo ‘poder’ que uma CPI. “Não podemos obrigar a empresa a prestar depoimentos, não podemos pedir quebra de sigilo, mas a chance de sobreviver é maior. E o resultado pode sim gerar uma ação civil pública apresentada por uma associação. Pode chegar na Justiça a reclamação”, ponderou.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Dólar fecha abaixo de R$ 6,00 com notícia de novo procedimento de Lula
Desde a sessão de ontem, após a internação de Lula no hospital Sírio-Libanês
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.