Pular para o conteúdo
Cotidiano

Problema constante: conserto definitivo em elevadores do HRMS fica para fevereiro

Os elevadores que apresentaram problemas no último fim de semana no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), receberão manutenção nesta quinta-feira (12), mas conserto definitivo acontecerá somente em fevereiro de 2020. No domingo (8) paciente que vieram a óbito tiveram os corpos transportados pelas escadas e famílias ficaram revoltadas. Conforme leitor do Jornal […]
Arquivo -
No HRMS
No HRMS

Os elevadores que apresentaram problemas no último fim de semana no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), receberão manutenção nesta quinta-feira (12), mas conserto definitivo acontecerá somente em fevereiro de 2020. No domingo (8) paciente que vieram a óbito tiveram os corpos transportados pelas escadas e famílias ficaram revoltadas.

Conforme leitor do Jornal Midiamax, os elevadores voltaram a apresentar problema, mesmo depois do hospital se comprometer em arrumar os equipamentos ‘o mais rápido possível’. Em contato com a assessoria de imprensa foi informado que o setor responsável pela manutenção faria o reparo.

Foi arrumado três dos elevadores e os mesmos estariam disponíveis para o uso dos funcionários e pacientes nesta quinta-feira. No entanto, a assessoria explicou que a reforma geral para a solução definitiva dos aparelhos, considerados antiguidades pelo próprio hospital, acontecerá em fevereiro de 2020.

Elevadores velhos

Na segunda-feira (9), o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, afirmou que nunca recebeu um pedido sobre a troca ou solução para os elevadores. Ele havia prometido um procedimento para apurar a situação e afirmou que o caso só ressalta as falhas na gestão do Hospital Regional.

O secretário ressalta que quer substituir os elevadores parados e construir um elevador externo, com maior capacidade de peso, para o transporte de pacientes com mórbida para cirurgia bariátrica.

No dia da posse da nova diretora-presidente do HRMS, a SES anunciou o investimento de R$ 55 milhões no Hospital. Entretanto, os recursos não contemplam uma solução para os elevadores. O secretário de saúde explica que isso acontece porque os elevadores não tinham sido colocados como uma prioridade.

Problemas frequentes

Os problemas funcionais dos elevadores do HRMS (Hospital Regional Rosa Pedrossian) seriam frequentes e apenas a manutenção não estaria sendo suficiente para evitar transtornos como os ocorridos no domingo (8). Nessa data, a liberação do corpo de pacientes que morreram no hospital foi dificultada pela impossibilidade do transporte pelos elevadores de serviço. Com isso, o foi acionado para fazer o transporte dos corpos.

Outras denúncias revelam que nos últimos dias, pacientes também tiveram dificuldade de ter acesso a tratamento nos andares estratégicos do HRMS, como a UTI cardiológica, Centro Cirúrgico e UTI infantil, porque a maca de transporte não entrava nos elevadores de serviço. Relatos obtidos pela reportagem também reforçam que o problema com os elevadores é recorrente e ocorre há vários anos, o que aponta para a necessidade de que os equipamentos sejam inteiramente substituídos.

“Estou há mais de dez anos no Regional e esse problema do elevador enguiçar sempre aconteceu. Mas, nunca aconteceu tanto quanto agora. Só fazer a manutenção já não serve porque eles precisam ser trocados. Cada vez que a gente precisa subir com um paciente tem essa tensão”, declarou uma funcionária do HRMS.

(colaborou Guilherme Cavalcante e Mylena Rocha)

(colaborou Guilherme Cavalcante e Mylena Rocha)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Daniel transformou carro em motorhome para viajar de Bela Vista ao Alasca: “Sonho de criança”

Café da manhã para mães incentiva doação de sangue no Hemosul da Capital

Projeto de Lei propõe banir racistas de estádios por 10 anos em Mato Grosso do Sul

ciclistas ciclovia

Em cinco anos, apenas seis projetos pautaram ciclistas na Câmara de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Homem é agredido e sofre tentativa de sequestro após marcar encontro no ‘zap’ em MS

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Dia das Mães: confira 5 receitas quentinhas para surpreender a família

O Midiamax separou cinco receitas deliciosas para curtir o Dia das Mães em família no clima frio do Mato Grosso do Sul; confira

Política

A pedido de Soraya Thronicke, CPI das Bets ouve Virginia Fonseca na terça-feira

Segundo a parlamentar, a convocação na CPI das Bets é necessária pela popularidade de Virgínia no mercado digital

Cotidiano

Com drive-thru, dia ‘D’ de vacinação disponibiliza 15 mil doses contra Influenza na Capital

Mato Grosso do Sul é o único estado com dia ‘D’ em duas cidades. Ação também ocorre em Dourados

Cotidiano

Prazo se aproxima, mas 342 mil ainda não declararam o Imposto de Renda em MS

Em todo o Estado, 330 mil contribuintes já declararam o Imposto de Renda