Terminou na última sexta-feira (26), a primeira fase do processo participativo para a construção de metas nacionais do Poder Judiciário. Com efetiva participação da população, a proposta mais votada relaciona-se ao trâmite judicial.

Por 1 mês o formulário permaneceu disponível no portal do (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) e era acessível tanto para servidores e magistrados quanto para o público em geral. A ideia era ouvir a população de forma igual para que o resultado demonstrasse o desejo de todos.

O formulário era dividido em temas e subdivididos em propostas. Após escolher um tema o participante assinalava qual proposta era aquela que mais se adequava à ideia. Foram contabilizados 1,2 mil itens preenchidos do formulário entre propostas de metas judiciais e políticas públicas.

O tema que recebeu o maior número de votos aborda soluções alternativas de conflitos, contabilizando 258 votos. Dentro deste tema, a ideia campeã, com 95 votos, se refere às novas parcerias para promoções de soluções alternativas de conflitos.  

Em segundo e terceiro lugar como temas mais votados ficaram o combate à violência doméstica e a gestão criminal, contabilizando 212 e 204 votos respectivamente.