Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mesmo suspensas, vistoriadoras Contato e Focar seguem funcionando nesta sexta

As ECV (Empresas Credenciadas de Vistoria) Focar e Contato seguem funcionando normalmente nesta sexta-feira (28), um dia após a publicação da portaria que suspende as atividades das empresas, cautelarmente, pelo prazo de 90 dias. Na manhã da sexta-feira (28), diversos veículos efetuaram o serviço de vistoria veicular sem dificuldades. A reportagem buscou contato com as […]
Arquivo -
Vistoriadora flagrada em fraude em vistorias foi alvo de mandado de busca e apreensão (Foto: Minamar Junior | Midiamax)
Vistoriadora flagrada em fraude em vistorias foi alvo de mandado de busca e apreensão (Foto: Minamar Junior | Midiamax)

As ECV (Empresas Credenciadas de Vistoria) Focar e Contato seguem funcionando normalmente nesta sexta-feira (28), um dia após a publicação da portaria que suspende as atividades das empresas, cautelarmente, pelo prazo de 90 dias.

Na manhã da sexta-feira (28), diversos veículos efetuaram o serviço de vistoria veicular sem dificuldades. A reportagem buscou contato com as unidades, mas após a identificação do repórter, as ligações foram desligadas, no caso da Focar; ou as ligações não foram atendidas, no caso da Contato.

Porém, de acordo com o apurado pelo Jornal Midiamax, as empresas aguardariam, desde às 8h da manhã, a notificação que informa as empresas da suspensão cautelar, feita pelo (Departamento Estadual de Trânsito). O Jornal Midiamax questionou a assessoria do órgão de trânsito sobre o prazo de notificação e aguarda resposta.

Recomendação do MPMS

As empresas suspensas são investigadas pelo MPMS (Ministério Público Estadual) por suspeita de usarem laranjas e pelo crime de lavagem de dinheiro. A suspensão, assinada pelo diretor-presidente do Detran-MS, Luiz Carlos da Rocha Lima, interrompe o funcionamento das por 90 dias e ocorre após recomendação do MPMS comunicada em maio. O caso também é apurado pela corregedoria do órgão de trânsito, após o MPMS enviar documentos que apontam os indícios de crimes.

As empresas suspensas começaram a ser investigadas pelo MPMS a partir do Procedimento Investigatório Criminal que tramita na 31ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público da Capital.

No procedimento, a Promotoria apura a ocorrência dos crimes de lavagem de capitais, falsidade ideológica e delitos correlatos em um esquema criminoso que utilizaria terceiros como “laranjas” no quadro societário de ECVs, com a finalidade de obter o credenciamento fraudulento destas empresas junto ao Detran-MS.

Operação Vistoria

No último dia 10 de abril, o Gecoc (Grupo Especial de Combate à Corrupção) cumpriu cinco mandados de busca e apreensão nas ECVs, em uma garagem de revenda de veículos e nas residências de Geraldo Souza e de Nelson Gonçalves Lemes, dentro da Operação Vistoria.

O inquérito do MPMS encontrou também evidências de que Lemes, ex-diretor de Registro e Controle de Veículos do Detran-MS, seria o verdadeiro proprietário da empresa Veiculares Eireli, empresa flagrada pelo Jornal Midiamax em fraude na vistoria de veículos.

No caso, o proprietário da empresa “no papel”, Antônio Gregório, seria “laranja” de Nelson. A suspeita já havia sido assunto de reportagem, e a empresa, obviamente, negou.

Além do ex-diretor, o MPMS teria encontrado fortes indícios de que Geraldo Souza seria o real proprietário da Contato Vistoria Automotiva, na Avenida , também em . Ele seria dono de empresa de garagem de revenda veicular localizada na mesma via, e que estaria em nome de sua filha.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

CE: Criança morre após cair do quarto andar do prédio em que morava

Adolescente teve que pular portão para fugir de subtenente da PM durante perseguição em Campo Grande

TCE-MS vai avaliar se Consórcio Guaicurus cumpriu acordo para melhorar transporte coletivo

Arte pedindo veto da ‘PL da Devastação’ será instalada em cruzamento de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Empresário denuncia ‘prefeito influencer’ de Ivinhema por suspeita de fraude em licitação

Consórcio Guaicurus ameaça atrasar salários se não receber R$ 8,4 milhões da Prefeitura

Adolescente teve que pular portão para fugir de subtenente da PM durante perseguição em Campo Grande

Pai do jovem não gostou da reclamação

DF: mulher é presa em flagrante por agredir idosa

Últimas Notícias

Cotidiano

Com 90% da tilápia de MS indo aos EUA, piscicultura teme impactos da taxação

Mato Grosso do Sul é o 3° estado brasileiro que mais exporta filé de tilápia para os Estados Unidos

Mundo

Trump indica retaliar Canadá por reconhecimento sobre Estado palestino

Canadá é o segundo maior parceiro comercial dos EUA

Cotidiano

Inscrições para participar do Desfile Cívico de Campo Grande terminam 15 de agosto

Ato será realizado no dia 26 de agosto, em celebração aos 126 anos da Capital

Trânsito

Motorista morreu em acidente na BR-163 ao fazer conversão para entrar em bairro de Campo Grande

Acidente aconteceu no macroanel, no trevo que dá acesso ao bairro Chácara das Mansões, em Campo Grande