O piso tátil, que deveria ser uma orientação para as pessoas com deficiência visual, pode até se tornar uma dificuldade caso seja instalado de maneira errada. Foi o que aconteceu em um ponto de ônibus no bairro Santo Amaro, em Campo Grande. A instalação no local chamou a atenção de alguns moradores porque o piso tátil era ‘interrompido’ por uma árvore. Depois de flagra de um leitor, a Prefeitura foi até o local nesta quinta-feira (8) e fez o conserto.

Leitor flagra ponto de ônibus com 'pegadinha' no piso tátil no Santo Amaro
Prefeitura mudou a direção do piso tátil. (Foto: Henrique Arakaki)

O vendedor Paulo Nascimento conta que reparou no piso tátil nesta semana e considerou o erro na instalação uma falta de respeito. “Quem fez o piso tinha que ter visto a árvore, até a gente que não entende sabe que aquilo estava errado. Uma pessoa cega pode passar por ali e dar de cara com a árvore. Eu acho que tem que ter mais atenção na hora de fazer algo, ter mais capricho”, opina.

Apesar do erro, o defeito foi consertado nesta semana. A comerciante Maria da Gama trabalha ao lado do ponto de ônibus e explica que ele foi instalado há cerca de dois meses. “Foi ontem que eles apareceram e resolveram consertar esse piso tátil”, conta.

Piso tátil com obstáculo

Assim como no ponto de ônibus no Santo Amaro, os obstáculos nos pisos táteis já foram flagrados em outras situações em Campo Grande. Em abril deste ano, um semáforo foi instalado no piso tátil no centro da cidade e até o prefeito foi ao local para conferir.

No ano passado, uma calçada com pisos táteis em zigue-zague virou piada nas redes sociais. Instalada no Parque dos Poderes, a calçada virou um obstáculo para as pessoas com deficiência visual.