A juíza Jaqueline Machado, responsável pela Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar de Mato Grosso do Sul foi uma das três vencedoras na categoria Segurança Pública, no Prêmio Espirito Público, em São Paulo, nesta segunda-feira (28).

A premiação, criada em 2018, é o maior reconhecimento de trajetórias no setor público brasileiro, revelando a importância dos profissionais que se dedicam ao setor.

Nesta segunda-feira, na cerimônia de 2019, foram conhecidas 1.049 trajetórias de profissionais que se dedicam ao serviço público no Brasil, dessas 18 foram escolhidas para receber a honraria.

Vale ressaltar que, o Prêmio Espírito Público é uma iniciativa coletiva de diversas instituições, correalizado pelo Instituto República e pela Agenda Brasil do Futuro, organizações sem fins lucrativos que têm entre seus objetivos o apoio e o reconhecimento de profissionais públicos.

Mão EmPENHAdas

Entre as ações idealizadas pela juíza Jaqueline Machado, está o programa Mãos EmPENHAdas Contra Violência, que capacita profissionais da área de beleza para orientar as clientes sobre seus direitos previstos em lei.

O programa foi desenvolvido pelo TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) e atualmente é replicado em São Paulo, Rio de Janeiro, Londrina, Santarém e Teresina.

Segundo o TJMS, o programa foi iniciado quando a juíza sul-mato-grossense percebeu que as mulheres falavam da violência sofrida durante tratamentos em salões de beleza.