Pular para o conteúdo
Cotidiano

Jogos urbanos fomentam cultura indígena em Campo Grande

O mês de festividades em alusão ao Dia do Índio, comemorado em 19 de abril, fechou com chave de ouro no 13º Jogos Urbanos Indígenas, realizado neste domingo (28), no Parque do Sóter em Campo Grande. A Prefeitura, através da Funesp (Fundação Municipal de Esporte), reuniu atletas de 15 comunidades indígenas da área urbana da […]
Arquivo -

O mês de festividades em alusão ao Dia do Índio, comemorado em 19 de abril, fechou com chave de ouro no 13º Jogos Urbanos Indígenas, realizado neste domingo (28), no Parque do Sóter em . A Prefeitura, através da Funesp (Fundação Municipal de Esporte), reuniu atletas de 15 comunidades indígenas da área urbana da Capital para disputarem modalidades esportivas e disseminarem a cultura de cada povo.

Jogos urbanos fomentam cultura indígena em Campo Grande

Adultos e crianças deixaram suas comunidades, sob uma fraca chuva durante a manhã, para irem até o Parque do Sóter. Os participantes, que se identificavam pela vestimenta ou pinturas, aproveitaram a oportunidade para fomentarem a cultura nativa e interagirem entre si, a fim de encerrar o mês com os tradicionais jogos de lança, cabo de guerra, arco e flecha, voleibol, futebol sete, futsal feminino e atletismo.

Silvana Terena estava sendo pintada no rosto pela filha Natielly Souza antes de começar o jogo de futsal. A moradora da Aldeia Urbana Marçal de Souza, conhecida por ser militante da bandeira da mulher , explica que o evento serve como forma de celebrar a vida.

“O Jogos Urbanos é uma forma de revitalização dos índios que moram no contexto urbano.”

O espaço, ainda conforme a indígena, é uma forma de respeito aos povos nato do Estado, já que a identidade de cada um é a cultura que trazem nas bagagens.

Jogos urbanos fomentam cultura indígena em Campo Grande

“Se ser mulher hoje é um pesa, ser mulher indígena é peso dobrado. Se não colocarmos nossa opinião, sempre vamos ser as últimas das filas. Temos que andar lado a lado com nossos líderes.”

A prova da luta, na família de Silvana, é o amor pela cultura e os ensinamos que passou para as filhas. Natielly é artesã autodidata e tem como fonte de renda as camisetas que pinta a mão livre. Apesar de jovem, a garota de 19 anos não abre mão das raízes e tradições indígenas.

Economia

Além de pinturas em camisetas, alguns moradores de aldeias urbanas levaram quadros e objetos decorativos para vender no evento. Maria Auxiliadora montou um espaço onde oferece pintura em telas e outros adereços feitos manualmente. A artesã explica que os quadros foram confeccionados por uma artista convidada e não por um indígena.

“Já que estamos no meio urbano, acredito que é importante essa interação com outras pessoas que abraçam nossa cultura, por isso também não bem-vindas, como é o caso dessa pintora.”

Maria, integrante do Memorial da Cultura Indígena, faz questão de levar a arte de outros colegas para as feiras no Estado. “Todo o lugar que eu vou eu levo os trabalhos de artesãos de etnias como Kadiwéu, Terena, Guarani e Kinikinau. Vender é o resultado, mas a nossa forma de afirmação fora da aldeia é mais importante.

Jogos urbanos fomentam cultura indígena em Campo Grande

O evento, marcado para começar às 8h30, precisou ser adiado por causa do mau tempo. Por volta das 9h, os 695 atletas inscritos para as competições ainda estavam chegando no local. Alguns voluntários precisaram tirar a água da chuva que ficou acumulada nos campos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
alems

Deputados de MS aprovaram 5% de aumento salarial a servidores e outros 10 projetos durante a semana

Mulher denuncia abuso durante massagem gratuita em ação de Dia das Mães em Campo Grande

Taxista é preso suspeito de estuprar passageira em MS

Feira do balaio

Feira O Balaio reunirá mais de 150 expositores na Esplanada Ferroviária de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Motorista embriagado é preso após cair em ribanceira na Avenida Duque de Caxias

Últimas Notícias

Polícia

Mesmo após morte no Pantanal, jovem filma e divulga prática de ceva à onça em MS

O vídeo foi publicado no fim da manhã deste sábado (10), mas removido antes das 18h.

Esportes

Em jogo equilibrado, Operário empata mais uma em casa pelo Brasileirão Série D

Everton Kanela marcou de cabeça para o Galo, empatando a partida realizada no Estádio Jacques da Luz.

MidiaMAIS

Vídeo de ciclista atropelada em Campo Grande viraliza e gera debates até fora do Brasil

O vídeo gravado pela ciclista acumula mais de 7 milhões de visualizações e tem dividido opiniões nas redes sociais

Polícia

Carro recheado de entorpecentes capota na MS-164; motorista fugiu do local

A cena chamou atenção de quem passava pelo local