Já teve dados vazados? 80% temem ter informações expostas na internet
Estudo realizado por uma empresa de consultoria aponta que cerca de 80% dos brasileiros têm medo de que seus dados pessoais, como endereço de e-mail, senhas e outras informações acabem vazadas ou compartilhadas na internet. De acordo com o executivo de segurança da informação da empresa Innovativa, Marcos Gomes, um simples cadastro preenchido em um […]
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Estudo realizado por uma empresa de consultoria aponta que cerca de 80% dos brasileiros têm medo de que seus dados pessoais, como endereço de e-mail, senhas e outras informações acabem vazadas ou compartilhadas na internet.
De acordo com o executivo de segurança da informação da empresa Innovativa, Marcos Gomes, um simples cadastro preenchido em um site pode ser o suficiente para ter informações pessoais vazadas.
“Existem diversas maneiras de vazamento de dados. Pode ser por meio de cadastro, onde este é compartilhado intencionalmente com outras empresas; invasão de hackers; perda ou furto do computador, celular ou pen drive, quando não são protegidos por senhas”, afirma.
Ainda conforme Gomes, há casos em que funcionários insatisfeitos divulgam informações de clientes. “Existe essa outra forma de vazamento, não é tão notória quanto a dos hackers, mas pode ocorrer através de um funcionário insatisfeito, subornado, com dívidas ou por qualquer outro motivo. Eu considero esse tipo de vazamento mais danoso para a empresa, pois essa pessoa sabe exatamente qual informação é valiosa para a empresa ou para seus concorrentes”, diz.
Propagandas, pop-ups e janelas ‘indesejadas’
Quem nunca se deparou com algum tipo anúncio indesejado durante a navegação, seja em sites ou redes sociais? O que alguns internautas desconhecem é que o próprio usuário, muitas vezes autoriza o recebimento dessas propagandas, sem perceber.
Isso pode acontecer, conforme o executivo de segurança da informação, quando o usuário instala um aplicativo. “Geralmente é consentido pelo usuário quando instala uma aplicação e ao usar o sistema, autoriza o recebimento de propagandas relacionadas às buscas. Isso não seria considerado um vazamento de informações”.
LGPD
Pesquisas apontam que quando se trata de proteção de dados, o Brasil é um dos países mais atrasados da América Latina. A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) foi aprovada somente em agosto de 2018 e a previsão é que entre em vigência em 2020.
A Medida Provisória n° 869, que prevê a criação da ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados), foi editada em dezembro de 2018. Ela é responsável pela fiscalização, advertências, multas e conscientização sobre o correto tratamento às informações pessoais. Para o executivo de segurança da informação, todo o cuidado é pouco quando o assunto é proteção de dados.
“O Brasil tem um longo caminho a seguir. É inadmissível ter nossas informações violadas a qualquer momento. Precisamos de uma lei atuante para que preservem nossos direitos como cidadãos”.
Gomes informa que as empresas que não estiverem preparadas para enfrentar a nova realidade, quando a LGPD entrar em vigor, estarão com seus dias contados.
“As empresas precisarão proteger mais intensamente os dados pessoais de seus clientes, fornecedores e funcionários, uma vez que essa lei será aplicada a qualquer tipo de firma, seja ela pública ou privada. Caso ocorra vazamento, as empresas podem receber advertência ou multa de 2% do faturamento limitado a R$ 50 milhões por infração”, afirmou.
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