Hospitais e maternidades de MS terão que permitir doulas nos partos
Os hospitais e maternidades públicos e privados de Mato Grosso do Sul devem permitir a presença de doulas durante o parto e pós-parto sempre que for um pedido da mãe. A lei foi sancionada nesta terça-feira (19) pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB). As doulas são profissionais habilitadas em curso para oferecer apoio físico, informacional e […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os hospitais e maternidades públicos e privados de Mato Grosso do Sul devem permitir a presença de doulas durante o parto e pós-parto sempre que for um pedido da mãe. A lei foi sancionada nesta terça-feira (19) pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB).
As doulas são profissionais habilitadas em curso para oferecer apoio físico, informacional e emocional para a mãe. A doulagem e suas atividades auxiliares somente podem ser exercidas por pessoas legalmente certificadas ou inscritas nas instituições de classe oficializadas, tais como associações, cooperativas e sindicatos.
As doulas ainda podem entrar nos hospitais com seus instrumentos de trabalho, como bola de exercício, bolsa térmica, óleo para massagem e demais materiais utilizados no acompanhamento do período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato.
As maternidades, casas de parto e hospitais estabelecerão internamente a forma de admissão das doulas, com a apresentação de documentos, como carta de apresentação, documento oficial com foto, documento assinado pela gestante e certificação.
A lei ainda estabelece que as doulas não podem fazer alguns procedimentos médicos, de enfermagem ou de enfermaria obstetrícia. Estes procedimentos incluem aferimento de pressão, avaliação da progressão do trabalho de parto, monitoração de batimentos cardíacos fetais, avaliação de dinâmica uterina, exame de toque, administração de medicamentos, entre outros.
A lei entra em vigor nesta terça-feira (19). O projeto é de autoria do deputado Barbosinha (DEM) e foi aprovado na Assembleia Legislativa.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Programa de conservação de áreas verdes em Campo Grande é implementado
Criação de parcerias para serviços inerentes à manutenção e conservação de parques
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.