Pular para o conteúdo
Cotidiano

Consórcio Guaicurus reclama de gratuidades: o que você acha do fim do passe livre?

Opiniões divididas. Assim foi a repercussão da matéria publicada na tarde da quarta-feira (11) – na qual entidades estudantis rebateram o Consórcio sobre a gratuidade no transporte público – entre leitores do Jornal Midiamax. Nas redes sociais, parte dos leitores que comentaram a publicação partiu em defesa da gratuidade da passagem de ônibus, apontada pelo […]
Arquivo -
(Foto Ilustrativa: Leitor | WhatsApp Midiamax)
(Foto Ilustrativa: Leitor | WhatsApp Midiamax)

Opiniões divididas. Assim foi a repercussão da matéria publicada na tarde da quarta-feira (11) – na qual entidades estudantis rebateram o Consórcio sobre a gratuidade no transporte público – entre leitores do Jornal Midiamax.

Nas redes sociais, parte dos leitores que comentaram a publicação partiu em defesa da gratuidade da passagem de ônibus, apontada pelo presidente do , João Rezende, como um dos motivos do preço alto das tarifas e até para a péssima qualidade do serviço.

Entre as argumentações, leitores apontam que há subsídio para as gratuidades e que um eventual fim de isenção no passe de estudante não resolveria efetivamente nem a questão dos custos e nem da qualidade do serviço. Por outro lado, não falta quem creia que isenção de apenas 50% nas tarifas a estudantes – a meia passagem – seria suficiente: entre as argumentações contrárias à gratuidade total, está a defesa, por exemplo, de que estudantes sejam matriculados em escolas próximas de casa, de forma que pudessem se locomover à pé.

“Papo furado… Se tirar gratuidade do estudante, vai ser igual bagagem de avião: estudantes pagam, cai uns 10 ou 15 centavos por uns meses e depois de meio ano fica mais caro do que esta hoje e aí aparece outra desculpa”, considera o leitor Guilherme Signorini Feldens. O mesmo tom está no comentário de Anderson Oliveira Cardoso: “Eu duvido que tirando a gratuidade do estudantes essa tarifa fique baixa, isso é só a desculpa da vez”, completa.

O leitor Julio Cesar Xavier é um dos que questiona porque somente agora o fim da gratuidade se torna alvo de debate. “Porque, depois de anos e anos, só agora o benefício do é o vilão? Isso q dá essas licitações a longo prazo. No começo, todos que participam têm conhecimento das gratuidades e agora vêm com desculpas esfarrapadas”, defende.

Outro comentário, de Regina Prezoto, é ainda mais assertivo: “A passagem já é um absurdo de cara (…). Cheio de ônibus quebrado, banco quebrado. Quando chove, molha tudo a gente atrás dos ônibus. A gente sai cedo do serviço, chega em casa à noite pelo tanto que demora, e eles escondem do ônibus. E ainda vêm falar que é culpa de gratuidade de estudante… Faça o favor, né?”, comenta Regina Prezoto.

Sem gratuidade

Parte dos comentários da publicação surpreende, já que não faltaram leitores que defendessem o fim da gratuidade na Capital. O argumento é de que o valor é custeado pelos demais usuários e de que a melhor solução seria reduzir a isenção em 50%, o que geraria uma tarifa de aproximadamente R$ 1,98.

Consórcio Guaicurus reclama de gratuidades: o que você acha do fim do passe livre?
Passageiros em terminal de ônibus em . (Foto: Arquivo/Jornal Midiamax)

“Concordo plenamente, fiz faculdade nó começo dos anos 80 e o estudante tinha direito a 50% no vale transporte. Isso que é correto, tudo que é de graça ninguém dá valor. O trabalhador que paga seu vale transporte vêm em pé, enquanto que os estudantes que não pagam nada vão todos sentados, na maior bagunça no ônibus. Sou a favor do 50% do vale-transporte para estudantes como era antes”, opina Marise Weiss Penteado.

A leitora Neide Pereira também defende a volta da isenção de apenas 50% da tarifa. “Antigamente os estudantes pagavam 50%. Hoje, não pagam nada por isso. Estão sobrando vagas nas escolas dos bairros, até fechando escola. Aí quem acaba pagando são os trabalhadoras”, diz.

Leitores que são contra a gratuidade também sugerem que a necessidade da gratuidade seria desnecessária se os estudantes estivessem matriculados em escolas no bairro em que moram.

Este é um ponto polêmico, já que o que se nota, na verdade, é o enxugamento das instituições públicas de ensino em função da centralização das mesmas. De fato, se existissem mais escolas nos bairros as gratuidades poderiam ser menos necessárias. Mas, o que fazer para chegar a esse resultado? “É só o governo construir escolas estaduais nos bairros que resolve o problema”, opina Gislaine Correa. “Eu acho que aluno tem que estudar nas escola do bairro e não sair do bairro para outra escola longe, fora que a super lotação dos ônibus afeta todos nós. Deveria se pensar melhor sobre o assunto”, pondera Patrícia Fernandes, outra leitora.

O debate alcança, também, a capacidade de estudantes arcarem com o preço das passagens. “Na minha opinião, quem paga faculdade particular não precisa de gratuidade, pois se paga um absurdo de faculdade, pode pagar o vale-trasporte. Muitas pessoas realmente precisam, mas muitos, não”, diz Maria Oliveira.

Confira toda a repercussão nos comentários da postagem abaixo:

https://www.facebook.com/midiamax/posts/2922475841158377?__xts__[0]=68.ARBKUwWyqf7fSMiVyJEsLVAfiYs5y54VK4GKsWTvs9EbeLSGPa4U0xeL9TJ8c11al2K-d72JzUCWzBZO58mnhAW1cvs60iW03HFjgjiK4OIhydgRfuAAeBMsOl1cA1lDxz0JK-oqZ5DagvC65NH-BHwpNkOzoonL_mPETRM_v7_b4eQDwF2SsDjtDXZErhE2hn9xpmm1gEyu1QXDd3PhrFOaHf0EYMCQ9CRLN5DmUOzBcSEjO2o6cG7jOovGvOnx14jRipKmTkwbhk3CHyvSRpp8vVQSMup1KgRCd24Fy5g-mASAgRFab3yhCIkGRga-6azLj3XWnSG75y3s16aww1EPrg&__tn__=-R

Garantido por lei

Estudantes, idosos e crianças têm garantido por lei o direito de circular gratuitamente, ou com tarifa reduzida, no transporte público das cidades. A gratuidade é assegurada desde a Constituição de 1988 e pelo Estatuto do Idoso de 2003, porém a extensão do benefício pode variar de acordo com a legislação do município. Em Campo Grande, as disposições sobre gratuidade constam no site da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito). Clique AQUI para conferir.

Consórcio Guaicurus reclama de gratuidades: o que você acha do fim do passe livre?
Ônibus executivo parado (Foto: Leonardo de França | Midiamax)

Na reportagem publicada na quarta-feira, entidades estudantis foram ouvidas e rebateram a informação de que a gratuidade interfere no preço e na qualidade do serviço de transporte público. Ao Jornal Midiamax, a Usmes (União Sul-Mato-grossense de Estudantes Secundaristas) informou que discorda do posicionamento do Consórcio Guaicurus.

“Desde a criação da Lei do Passe, em 1993, a proposta inicial é de que a referida gratuidade não poderia entrar na planilha de custo do , pois os valores referentes a esta gratuidade seriam bancados pela Prefeitura, através do Conselho Municipal de Transporte que foi criado, mas que, provavelmente, encontra-se desativado e não cumpre esse papel de subsidiar as gratuidades do passe”, traz nota enviada à reportagem.

Ainda de acordo com a Usmes, caberia ao Consórcio Guaicurus assumir uma postura transparente informando à população sobre quais as categorias que têm direito às gratuidades, e qual o quantitativo de utilização mensal de cada segmento. “Sugerimos que o consórcio traga a conhecimento público e transparente a Planilha de Custo do Transporte Coletivo para que assim possamos corrigir as distorções existentes e esclarecer as controvérsias”.

De olho no transporte

O Jornal Midiamax acompanha sistematicamente a questão da mobilidade urbana na Capital. Uma das perguntas frequentes é sobre a satisfação dos usuários com a qualidade do serviço e com o custo das tarifas de transporte coletivo – o bilhete custa, atualmente, R$ 3,95. Nesse contexto, o transporte de ônibus é campeão de reclamações e usuários questionam porque a qualidade é tão insatisfatória.

O Jornal Midiamax desafiou vereadores da Capital a enfrentarem a rotina de quem diariamente pega ônibus em Campo Grande, após uma série de reportagens que trazem denúncias de irregularidades e de baixa qualidade generalizada no transporte urbano. A intenção é evidenciar as dificuldades enfrentadas rotineiramente pelos campo-grandenses usuários dos ônibus. Acompanhe a cobertura ao longo desta semana.

* Matéria alterada às 10h23 para acréscimo de informações.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Corinthians basquete

NBB: Vasco, Flamengo e Corinthians avançam às quartas de final

Lanterna do Brasileirão, Sport demite técnico português Pepa após derrota para o Fluminense

aposentadoria inss

Canal sem intermediários deve ser usado para pedir ressarcimento de desconto indevido ao INSS

mulher celular

Mulher tem celular clonado após receber proposta de emprego em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Violência doméstica atinge em média 60 mulheres por dia em Mato Grosso do Sul

vereadores

CPI do Consórcio: 1ª oitiva teve mudanças sem aviso e vereadores abandonando reunião

Vacinação contra a gripe

Com mais de 70 mil doses já aplicadas, procura pela vacina contra a gripe segue alta em Campo Grande

cardeais papa

Conclave: 131 cardeais já estão em Roma para escolher novo Papa

Últimas Notícias

MidiaMAIS

‘Tomou posse e fez discurso’: Web reage a show histórico de Lady Gaga e não economiza nos memes

Cantora fez show na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro neste sábado

Famosos

Após mais de 10 anos de espera, Lady Gaga reúne público de 2,1 milhões de pessoas em show histórico em Copacabana

Última apresentação da cantora no Brasil aconteceu em 2012 e retorno era esperado pelos fãs brasileiros

Mundo

Capela Sistina está quase pronta para Conclave que escolherá novo papa

Pintura de paredes e adornos internos do monumento estão sendo retocadas

Brasil

Do hospital, Bolsonaro posta foto de cirurgia com barriga aberta e intestino à mostra

Bolsonaro está no hospital desde o dia 13 de abril, quando foi submetido a uma cirurgia