Pular para o conteúdo
Cotidiano

Durante Corpus Christi, padre destaca criação da Pastoral de Favelas em Campo Grande

Pastoral de Favelas surgiu durante processo de redemocratização do Brasil
Diego Alves, Marcos Ermínio Dias Cáceres -
Celebração da missa de Corpus Christi na Praça do Rádio Clube. (Foto: Thaís Cardoso/Midiamax)

Durante a celebração da Solenidade de , que reuniu cerca de 35 mil fiéis na Praça do Rádio Clube, em (MS), o padre Cléber Brugnano Rosa, coordenador de pastoral da Arquidiocese, falou sobre a criação da Pastoral de Favelas, significado da festa, frutos do trabalho pastoral e os novos desafios sociais da Igreja.

A Pastoral de Favelas surgiu durante processo de redemocratização do Brasil, em fins da década de 1970. A iniciativa foi construída por padres, advogados e moradores de favelas com vinculação com a , como instituições do movimento comunitário das favelas cariocas.

Para ele, o sentimento diante da multidão que lotou as ruas da Capital é, antes de tudo, de gratidão a Deus. “É uma alegria ver o povo de Deus nas ruas. Sentimos que a ão foi cumprida, e essa procissão eucarística coroou tudo aquilo que foi vivido ao longo do ano nas penitenciárias, nas unidades socioeducativas, nos hospitais. Tudo culminou nesta Santa Missa na praça, um momento de profunda união com Deus”, destacou.

Como pastor e coordenador, padre Cléber falou da responsabilidade em cultivar os frutos deixados por celebrações como esta: “Agora é hora de regar o que foi semeado. Celebramos, sim, mas o mais importante é o que virá depois. Devemos manter esse sentimento de paz no coração do povo e continuar o trabalho de evangelização com perseverança.”

Ao comentar o envolvimento das comunidades, o sacerdote também reconheceu o esforço das muitas expressões da Igreja. “Pastoral é sempre um desafio, mas também sempre vem com novidades. São diversas as pastorais envolvidas nessa missão e cada uma tem seu valor”, afirmou.

Ele revelou ainda uma preocupação pastoral que vem sendo acompanhada de perto pelo arcebispo dom Dimas Lara Barbosa: “Nosso arcebispo está atento ao que acontece nas periferias. O crescimento das favelas e o aumento do número de moradores de rua nos desafia. Precisamos pensar com urgência na criação de uma Pastoral das Favelas e uma Pastoral dos Moradores de Rua, para levar não só assistência, mas principalmente a Palavra de Deus e a presença viva da Igreja onde ela mais se faz necessária”.

Padre Cléber reforçou que, mesmo diante dos desafios, a Arquidiocese de Campo Grande já mantém diversas frentes de atuação social. A Arquidiocese tem obras muito importantes, como o Asilo São João Bosco, a Associação do Lar do Pequeno Assis e outras ações que, direta ou indiretamente, fazem parte da missão como Igreja. Mas tudo isso é só o começo. E com gratidão a Deus e o que já tem, mas ciente: é hora de arregaçar as mangas.

A fala do coordenador resume o espírito da Arquidiocese neste tempo de Ano Jubilar: fé celebrada, gratidão assumida e missão renovada, peregrinos de esperança.

Padre Cléber Brugnano Rosa, coordenador de pastoral da Arquidiocese. (Foto: Thaís Cardoso/Midiamax)

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Incêndio destrói duas lojas de produtos importados em Bataguassu

depac centro

Ao buscar namorada, homem leva soco de ex da mulher e aciona a polícia

Ana Castela agradece apoio de fãs após desabafo em show: ‘Aprendendo a lidar’

FCMS alcança meta da PNAB com execução de 60% dos recursos destinados a editais de cultura

Notícias mais lidas agora

Após café premium, MPMS usa mais R$ 1,05 milhão para comprar pó ‘baratinho’

Servidor público federal morre após acidente entre carreta e caminhonete em MS

Após ‘bronca’ e intervenção do STF, MPMS diz que ainda investiga desvios na educação

Agiota que se passava por policial para roubar vítimas é preso em Campo Grande

Últimas Notícias

Política

Decoração natalina patrocinada e mais 3 projetos serão analisados pela Câmara de Campo Grande nesta terça

Propostas relacionadas à geração de emprego, decoração natalina, atendimento ao cidadão e campanha de saúde estão previstas para votação

Conteúdo de Marca

Arrecadação com as bets dispara, enquanto regulação aumenta

Governo arrecada mais de R$ 3 bi com as bets em 2025, mas setor enfrenta críticas

Polícia

Homem tenta fugir, mas acaba preso com 78 kg de maconha na BR-262

A droga, segundo informações da polícia, tinha como destino o estado de São Paulo

Cotidiano

Anvisa suspende vendas de azeite, molho e polpa de fruta

Medidas sanitárias foram adotadas após laudos insatisfatórios