Dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, 28 possuem quartéis do que prestam atendimento a todo o Estado, ou seja, os grupamentos além de atenderem as cidades onde estão instalados atendem também as vizinhas, conforme mapa operacional prevista na Lei de Organização Básica dos militares.

Em nota, enviada ao Jornal Midiamax, o Corpo de Bombeiros esclarece que há cidades em que não possuem quartéis em sua sede, porém há previsão de que a mesma esteja inserida dentro de uma área de cobertura operacional, sendo assim, não existe nenhuma cidade excluída da área operacional dos quartéis.

Os militares ressaltam que a corporação se preocupa em prestar o melhor atendimento em todo Estado, inclusive em parceria com algumas cidades onde existe o interesse por parte das Prefeituras de fomentar uma Seção Comunitária de Bombeiros para mitigar danos e perdas a vida, ao patrimônio e ao meio ambiente.

Ainda de acordo com a nota de esclarecimento, o Corpo de Bombeiros ressalta que em relação aos incêndios em vegetação existem diversas técnicas e táticas de combate, que são definidas de acordo com a característica do local: relevo, vegetação, acessibilidade e povoamento.

E os incêndios florestais na região do estão sendo combatidos via terrestre (bombeiros militares por terra, juntamente com equipes de brigadas e força-tarefa de bombeiros militares do Distrito Federal) e via ar (aeronaves que combatem os focos de incêndio com água e também deslocam as equipes de forma mais rápida aos locais de difícil acesso).