Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em dois dias, Agetec e Recic.LE coletam mais de 15 toneladas de resíduos eletrônicos

Em dois dias de coleta, nesta quinta e sexta-feira, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), em parceria com a   Recic.LE – Associação dos Recicladores de Resíduos Eletrônicos de MS, coletou, aproximadamente, 15 toneladas de lixo eletrônico. O diretor-presidente da Agetec, Paulo Fernando Garcia Cardoso, […]
Arquivo -

Em dois dias de coleta, nesta quinta e sexta-feira, a Prefeitura de , por meio da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), em parceria com a   Recic.LE – Associação dos Recicladores de Resíduos Eletrônicos de MS, coletou, aproximadamente, 15 toneladas de lixo eletrônico.

O diretor-presidente da Agetec, Paulo Fernando Garcia Cardoso, pontua que a Prefeitura de Campo Grande está preocupada em oferecer à população um local onde ela possa descartar os resíduos eletrônicos, mas também em destinar de forma correta estes materiais.

“Para destinar corretamente o lixo eletrônico, nós pretendemos capacitar colaboradores, para que a destinação seja correta e benéfica para todos. Para isso, a Prefeitura de Campo Grande criou o projeto da Agetec, em parceria com o Instituto Mirim de Campo Grande, “Mirim Transforma”, onde os alunos serão treinados e capacitados para fazer a destinação correta de todo resíduo recebido, inclusive reaproveitando os materiais com condições de uso e destinando para entidades ou associações, que necessitem desse tipo de equipamentos”, completa Paulo Cardoso.

José Mario foi até ao ponto de entrega deixar seus equipamentos eletrônicos que não utiliza mais e aprovou a ideia da reciclagem. “Esta é uma ação muito importante que o poder público está fazendo para nós e para o meio ambiente. Estou impressionado com a quantidade de equipamentos que foram juntados nesses dois dias. É uma ótima ideia e estes materiais não podem ser jogados na natureza. Hoje eu trouxe muito fios, celular estragado, computadores. Tudo isso a gente vai juntando em casa e na coleta normal não vai para um lugar ideal, como na entrega numa ação como esta”, disse José.

“É bom saber que a Prefeitura está apoiando essa ação e dando oportunidade para a população descartar os materiais em um local de forma correta. O ideal seria ter uma ação dessa permanente na cidade”, avalia o consultor comercial Rodrigo Wildner.

A professora de ingles Elizangela de Lima Silva também parabenizou a iniciativa. “Esses dias estava falando com a minha filha onde poderíamos levar nossa TV antiga e percebemos que há uma lacuna em relação a isso na cidade. Pelo menos, não tínhamos a informação até então. Além da TV, já deixamos ontem rádio, batedeira e vários fios e cabos que não usamos mais”, relatou.

De acordo com o diretor de Inovação e Gestão Pública da Agetec, Claudio Ramos, no local passaram mais de 400 pessoas entre empresas e órgãos públicos.

“Parte dos equipamentos vão para reciclagem no IMCG. Os materiais inservíveis serão separados e enviados para e os componentes como os metais pesados vão para o Canadá e fábricas de outros países, que trabalham com estes materiais”, explicou.

Para o presidente da organização Brasillinux, Carlos Ilhamas Ferreira, foi uma ação fora do padrão e a expectativa era que na primeira coleta fossem recolhidos poucos materiais.

“Os campo-grandenses continuam nos surpreendendo e a Agetec é uma grande parceira e demonstra a preocupação do Poder Público com o destino correto dos materiais eletrônicos a ser descartados”, concluiu. (Assessoria)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Taxista é preso suspeito de estuprar passageira em MS

Feira do balaio

Feira O Balaio reunirá mais de 150 expositores na Esplanada Ferroviária de Campo Grande

Motorista embriagado é preso após cair em ribanceira na Avenida Duque de Caxias

Adolescente relata abuso e escola aciona GCM em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Dor da separação: Realidade de 80% das mulheres encarceradas no presídio de Campo Grande

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Vídeo de ciclista atropelada em Campo Grande viraliza e gera debates até fora do Brasil

O vídeo gravado pela ciclista acumula mais de 7 milhões de visualizações e tem dividido opiniões nas redes sociais

Polícia

Carro recheado de entorpecentes capota na MS-164; motorista fugiu do local

A cena chamou atenção de quem passava pelo local

Política

Deputados de MS aprovaram 5% de aumento salarial a servidores e outros 10 projetos durante a semana

Deputados estaduais aprovaram 11 projetos nas três sessões ordinárias

Polícia

Mulher denuncia abuso durante massagem gratuita em ação de Dia das Mães em Campo Grande

O homem acusado de importunação sexual prestava serviços como freelancer para a marca responsável pela ação