Pular para o conteúdo
Cotidiano

Domingo de Páscoa é feriado nacional, mas, e a Sexta-feira Santa?

Na Sexta-Feira Santa (19), boa parte dos brasileiros folga, emendando a data com o feriado de Páscoa. Mas, de acordo com Leif Naas, auditor-fiscal do trabalho da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, a data não faz parte do calendário nacional de feriados. Conforme o auditor-fiscal, são feriados nacionais: 1° de […]
Arquivo -
Foto: Arquivo
Foto: Arquivo

Na Sexta-Feira Santa (19), boa parte dos brasileiros folga, emendando a data com o feriado de Páscoa. Mas, de acordo com Leif Naas, auditor-fiscal do trabalho da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, a data não faz parte do calendário nacional de feriados.

Conforme o auditor-fiscal, são feriados nacionais: 1° de janeiro, 21 de abril, 1° de maio, 7 de setembro, 12 de outubro, 2 de novembro, 15 de novembro e 25 de dezembro. As demais datas, mesmo que já façam parte do calendário de descanso dos brasileiros, só podem ser consideradas feriado, nos estados ou municípios que decretarem.

“Segundo a lei 9.093/95, os municípios brasileiros podem criar até quatro datas para feriados, incluída a Sexta-Feira Santa. Além disso, os estados podem estabelecer suas datas magnas como feriados estaduais”.

É direito dos trabalhadores

Naas afirmou ainda, que o feriado é um direto dos trabalhadores a um período obrigatório de descanso, sem prejuízo à remuneração, mas há algumas exceções que precisam obedecer a parâmetros legais.

“Existem algumas atividades que podem ter trabalho nos feriados. Para uma empresa funcionar nessas datas, ela deve ter uma permissão, conforme regras do Decreto 27.048/49 e da Lei 10.101/00”, diz.

Entram na lista: shoppings, conveniências ou supermercados, por exemplo. O auditor-fiscal afirma que, esses estabelecimentos devem respeitar as leis municipais para funcionar aos domingos e feriados. “O trabalho no dia de feriado gera ao trabalhador o direito de receber uma folga compensatória ou a remuneração em dobro do dia de trabalho. Segundo a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), esse acordo pode ser feito entre o empregador e o empregado”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
balao

Balão com 33 tripulantes cai no interior de SP e uma pessoa morre

cepol amigo

Homem é ferido com facada no pescoço e acusa amigo de cometer o crime

Criança resgatada em helicóptero foi removida com ferro transfixado próximo ao abdômen

Embalado, Brasil faz 3 a 0 na invicta Eslovênia na Liga das Nações

Notícias mais lidas agora

Subprodutos e reduflação

De subprodutos a reduflação, fome e vulnerabilidade viram lucro para indústria alimentícia

Secretários de MS seguem em Israel e passam a noite em bunker

Criança que atirou e acertou a mãe está sob cuidados da família e pai ainda será interrogado

f1 russell

Russell vence GP do Canadá de F-1 em dia de briga na McLaren; Bortoleto chega em 14º

Últimas Notícias

Esportes

Palmeiras empilha chances, mas fica no 0 a 0 com o Porto na estreia do Mundial

Palmeiras foi superior ao time português em campo, mas parou no goleiro do Porto

Cotidiano

Prefeituras de Corumbá e Ladário decretam luto por vítimas de acidente com ônibus na BR-262

Seleção encerra 1ª semana do torneio no Rio de Janeiro na 3ª posição

Polícia

Moradora se irrita com obra e agride síndica no Jardim Carioca

Autora deu um soco nas costas da idosa

Esportes

PSG envolve, goleia Atlético de Madrid e manda recado ao Botafogo no Mundial de Clubes

PSG encara o Botafogo na próxima rodada do Mundial