Pular para o conteúdo
Cotidiano

‘Dois pesos e duas medidas’, diz CDL sobre parcelamento do ISS ao Consórcio Guaicurus

Após os vereadores da Câmara de Campo Grande aprovarem a retomada escalonada da cobrança do ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) ao Consórcio Guaicurus, os micro e pequenos empresários de Campo Grande questionaram a medida. Isso porque setor empresarial de pequeno porte da Capital paga o imposto integralmente, sem a possibilidade de escalonamento como […]
Arquivo -
(Mariane Chianezi/Arquivo Midiamax)
(Mariane Chianezi/Arquivo Midiamax)

Após os vereadores da Câmara de aprovarem a retomada escalonada da cobrança do ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) ao Consórcio Guaicurus, os micro e pequenos empresários de Campo Grande questionaram a medida. Isso porque setor empresarial de pequeno porte da Capital paga o imposto integralmente, sem a possibilidade de escalonamento como foi privilegiado a empresa que detém o transporte público da cidade.

O presidente da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), Adelaido Vila, disse por meio da assessoria de imprensa que lamentou a vantagem dado pelo município ao Consórcio, não oferecendo o mesmo para as micro e pequenas empresas de Campo Grande.

“Diante da atual crise econômica que vivemos a CDL Campo Grande não é contra a nenhuma redução ou fracionamento de valores do ISS seja qual for o setor da economia. O que nós lamentamos profundamente é que tais vantagens oferecidas pelo município não chegam aos pequenos e micros.  Infelizmente vimos prevalecer dois pesos e duas medidas”, disse Adelaido ao Jornal Midiamax.

Volta do ISS ao Consórcio Guaicurus

Aprovada em regime de urgência, o Projeto de Lei Complementar 654/19 sobre a retomada escalonada da cobrança do ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza), teve 21 votos a favor e seis contrários.

Não aprovaram o projeto os vereadores (PSDB), Dr Lívio (PSDB), Dr Loester (MDB), Wilson Sami (MDB), (SD) e (DEM). O presidente João Rocha (PSDB) não vota e o vereador Otávio Trad (PTB) faltou a sessão por estar em A emenda de Siqueira, que pedia a retomada da cobrança dos 5% do imposto integralmente, foi rejeitada por 19 votos.

O parlamentar usou duas vezes a tribuna para defender que o Consórcio tem um contrato superavitário com a Prefeitura e que, mesmo com a retomada da cobrança integral do imposto, não deveria repassar o custo ao consumidor final, aumentando a tarifa.

Projeto

De acordo com o projeto, o imposto será cobrado novamente de maneira progressiva, sendo 1,5% no ano que vem, 3% em 2021 e mais 2% em 2022.

Após uma reunião que durou mais de duas horas, o presidente da Câmara de Campo Grande, vereador João Rocha (PSDB) afirmou que o possível impacto na tarifa do ônibus com o retorno progressivo da cobrança do ISSQN (Imposto Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) é uma ‘discussão que não cabe aos vereadores‘.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ciclista de Campo Grande fica em 27º lugar em competição com 3 mil atletas

bolsa família

Beneficiários do Bolsa Família começam a ser pagos a partir desta sexta-feira

Governador de MS vai para Ásia em busca de parcerias comerciais

Homem em surto ameaça a própria mãe com faca e acaba baleado em MS

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Golpistas usam foto de senadora de MS para aplicar golpes no WhatsApp: ‘denuncie’

Últimas Notícias

Polícia

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

A mãe do adolescente confirmou que o marido agredia o filho

Polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Testemunhas relataram à reportagem que a PM e a GCM foram acionadas para a unidade e encaminharam o homem para a delegacia

Famosos

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Jogadora de vôlei está gravida de 16 semanas de seu primeiro filho com Bruno Rosa

Trânsito

Carro ocupado por quatro pessoas cai de ponte em Bonito; ninguém ficou ferido

No veículo haviam duas crianças e dois adultos