De 335 para 3 focos: chuva de quinta-feria ajudou amenizar queimadas no Pantanal
Segundo o comando da Operação Pantanal 2, uma aeronave fará sobrevoo na manhã desta sexta-feira (01) na região do Pantanal que abrange o Parque Estadual do Rio Negro onde estariam ocorrendo focos de calor. As chuvas que caíram na noite de desta quinta-feira (31) entre Corumbá e Miranda amenizaram a situação no local, reduzindo de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Segundo o comando da Operação Pantanal 2, uma aeronave fará sobrevoo na manhã desta sexta-feira (01) na região do Pantanal que abrange o Parque Estadual do Rio Negro onde estariam ocorrendo focos de calor. As chuvas que caíram na noite de desta quinta-feira (31) entre Corumbá e Miranda amenizaram a situação no local, reduzindo de 335 para apenas três focos.
O Ibama desloca nesta sexta-feira (01) uma equipe do PrevFogo para a mesma região, onde será montada uma nova base operacional, inicialmente na Fazenda Barranco Alto. outra equipe de combate a incêndios do ICMbio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) também vai auxiliar o trabalho nessa nova área. O deslocamento da tropa se dará após o sobrevoo. O Exército participa da ação com duas equipes do 9º Batalhão de Comunicação, além de apoio logístico.
A Cedec (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil) informou que, apesar da redução dos impactos, a operação não será desmobilizada e o trabalho de controle continua por terra e ar. Além do avião Air Tractor do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, mais duas aeronaves do mesmo modelo, enviadas pelo ICMbio, e um helicóptero do Ibama estão em ação, lançando água sobre o fogo. Mais dois helicópteros – da Polícia Militar de MS e da Polícia Rodoviária Federal – estão auxiliando no transporte de bombeiros e brigadistas.
Tempo
A Defesa Civil informou que o Estado continua em alerta e a temperatura na região volta aos 40 graus, com a umidade baixa entre 20% e 30% e ventos fortes. Os sobrevoos de aviões e helicópteros vão dimensionar os impactos das chuvas para tomada de decisões pelo comando da Operação Pantanal 2.
A situação na área, depois da queima de 50 mil hectares de vegetação nativa, estava sob controle na quinta-feira com a redução do fogo, que se expandia para os campos, no sentido Oeste e Sul, se afastando da rodovia BR-262, onde a destruição foi expressiva.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.