As equipes de combate às queimadas estão concentradas em três regiões no Pantanal, no Passo do Lontra, reserva e próximo ao Forte Coimbra. Para ajudar na comunicação, prejudicada com a queima da fibra óptica em Corumbá, o Exército monta uma base na região.

De acordo com o coordenador do Cedec-MS (Coordenadoria de Defesa Civil de MS), tenente coronel Fábio Catarinelli, dos 35 bombeiros que seriam enviados pelo Distrito Federal, 8 chegaram a região no sábado (2), junto com o avião air tractor. “O restante dos bombeiros, 27, saem do DF na quarta-feira dia 6 pela manhã, para reforçar o combate aqui na região”, explicou.

Ao todo, a força-tarefa de combate aos incêndios conta com 120 homens, sendo 70 do Prevfogo do Ibama e 50 bombeiros, além de três aviões Air Tractor (dois do ICMbio e um do de Mato Grosso) e três helicópteros (Polícia Militar de MS, Ibama e Polícia Rodoviária Federal).

Combate a incêndios no Pantanal se concentra em três regiões
(Chico Ribeiro, Governo do Estado)

Além das equipes da Defesa Civil, equipes do Corpo de Bombeiros do , uma equipe do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso, equipes da PMA (Polícia Militar Ambiental) e representantes do setor privado, ajudam no combate.

O tenente coronel informou ainda que o número de focos já aumentou novamente, mas não é possível mensurar ainda e até o sábado foram 122 mil hectares de área consumidos pelas chamas. Conforme o Governo do Estado, nesta segunda-feira (4) são 2.228, desses 2.088 (92%) estão concentrados em Corumbá, , Miranda e .

Vale lembrar que na sexta-feira (1°), o Governo Federal publicou no Diário Oficial da União, o reconhecimento da situação de emergência nos municípios de Corumbá, Bonito, Aquidauana e Miranda, atingidas pelos incêndios florestais em Mato Grosso do Sul.

O decreto da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. Diz:“Art. 1º Reconhecer, em decorrência de incêndios em parques, áreas de proteção ambiental e áreas de preservação permanente nacionais, estaduais ou municipais”, diz o trecho.

Proibição

As queimadas controladas nas áreas do Bioma Pantaneiro, estão proibidas até o dia 30 de novembro, conforme resolução da Semagro (Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), publicada no dia 31 de outubro no Diário Oficial do Estado.

A prorrogação da proibição segue a resolução conjunta SEMAC-IBAMA n. 01/2014, que proíbe a execução da queima controlada no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul em períodos específicos. A decisão é do secretário de Estado da Semagro e do Superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA/MS.

“É importante a população respeitar a proibição e denunciar, nos órgãos competentes, quando presenciar uma situação de alguém colocando fogo em alguma área”, relatou o tenente coronel Catarinelli.

Combate a incêndios no Pantanal se concentra em três regiões
                                                             (Chico Ribeiro, Governo do Estado)

Apoio do exército

Além da base de comunicação, o Exército também dá apoio ao combate aos focos na região, com uma cozinha de campanha, reservatório de água potável. A base operacional ficará instalada na Fazenda Barranco Alto.

Clima

As condições climáticas são o fator chave para o avanço das queimadas na região. As temperaturas altas, umidade relativa do ar baixa, vegetação seca e os ventos dificultam o combate. De acordo com a a meteorologista Franciane Rodrigues, do (Centro de Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de Mato Grosso do Sul) deve chover na região a partir do dia 11 de novembro.

Além dos focos no Pantanal, equipe do Corpo de Bombeiros e do Imasul (Instituto do Meio Ambiente de MS) se mobilizam para uma ação preventiva no Parque Estadual das Várzeas do Ivinhema, no extremo Sul, na bacia do Rio Paraná, onde ocorrem focos em área situada na divisa do Estado com o Paraná.