Brigadistas e avião do DF reforçarão combate a incêndios no Pantanal

Denominado de operação Pantanal 2, o combate às queimadas na região do Pantanal, entre as cidades de Miranda, Aquidauana e Corumbá, contará com o apoio de mais 95 brigadistas, sendo 35 do Distrito Federal, que enviará ainda um avião Air Tractor com capacidade de lançar até 3 mil litros de água. De acordo com o […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Região de influência da BR-262 queimou intensamente
Região de influência da BR-262 queimou intensamente

Denominado de operação Pantanal 2, o combate às queimadas na região do Pantanal, entre as cidades de Miranda, Aquidauana e Corumbá, contará com o apoio de mais 95 brigadistas, sendo 35 do Distrito Federal, que enviará ainda um avião Air Tractor com capacidade de lançar até 3 mil litros de água.

De acordo com o Governo do Estado, também foi solicitado, em uma articulação com o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, o reforço de 60 brigadistas do Ibama e do Icmbio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

O fogo que se alastrou por mais de 50 mil hectares do bioma desde o último domingo (27) vem sendo combatido por equipes da Defesa Civil, equipes do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso do Sul, PrevFogo, uma equipe do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso com uma aeronave, um helicóptero do Estado dando apoio, equipes da PMA (Polícia Militar Ambiental) e representantes do setor privado, ajudam no combate.

Segundo o coordenador do Cedec-MS (Coordenadoria de Defesa Civil de MS), tenente-coronel Fábio Catarinelli, o combate aéreo terá ainda o apoio de um helicóptero do Ibama. O Grupo de Patrulhamento Aéreo da Polícia Militar (GPA) também estará atuando com o helicóptero Harpia 02, no transporte da tropa.

Ainda de acordo com tenente-coronel, nesta quinta-feira (31), mais 30 bombeiros do Estado foram deslocados para o posto de comando da operação, na fazenda BR Pec, em Miranda.

“O contingente de brigadistas e as aeronaves de Brasília devem chegar nos próximos dias”, adiantou o coordenador, que solicitou apoio logístico do Comando Militar do Oeste na área de comunicação terra-ar. O Exército também participa da ação com um caminhão-pipa para abastecer o Air Tractor cedido pelo Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, que está em operação há quatro dias, tendo lançado mais de 100 mil litros de água sobre os focos.

Conteúdos relacionados