O mês voltado para ações de combate ao câncer de mama, o Outubro Rosa, está entrando na reta final e há moradoras que ainda não foram realizar o exame de mamografia. O procedimento é feito de forma gratuita pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

O HCAA (Hospital do Câncer de Campo Grande Alfredo Abrão) estará realizando exames gratuitamente até o final do mês sem a necessidade de agendamento. São distribuídas 85 senhas por dia para os exames, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16 h. Os resultados da mamografia ficam prontos em até 15 dias úteis.

No sábado (26), o ônibus Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores do Mato Grosso do Sul) irá realizar mamografias e exames preventivos de forma gratuita. As vagas são limitadas e por ordem de chegada. O atendimento será realizado das 13h às 17h.

A campanha é aberta para todos os públicos, sem necessidade de qualquer tipo de plano de saúde e convênio com a empresa, basta ir até a Escola Municipal Nerone Maiolino. Rua Maraú, 57 -107, no Bairro Jardim Vida Nova. Conforme a assessoria de imprensa do hospital, até nesta sexta-feira, 80 pacientes haviam procurado a unidade para realizar o exame.

Exames o ano todo

As mulheres que não conseguirem realizar o exame durante outubro, pode procurar qualquer unidade de saúde da cidade para agendar a mamografia em qualquer data do ano. Em Campo Grande, conforme a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a mamografia pode ser solicitada em consulta com enfermeiros e médicos em todas as 69 unidades de saúde, como UBS, UBSF e UPA.

Não há fila de espera, o exame é marco imediatamente e é realizado em até 10 dias da data do pedido. A paciente é encaminhada para o hospital ou unidade particular de saúde conveniada com o SUS.

O que é o Outubro Rosa?

O Outubro Rosa é o mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama. Promovida anualmente, a campanha tem o objetivo de compartilhar informações e conscientizar as mulheres sobre a importância da detecção precoce da doença. O objetivo é ampliar o acesso ao exame para um diagnóstico precoce, que aumenta as chances de cura.

O movimento internacional intitulado “Outubro Rosa” nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama.

O câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente, outros não. Relativamente raro antes dos 35 anos, a incidência cresce progressivamente após esta idade, especialmente após os 50 anos.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil (depois do de pele não melanoma) respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. Estimativa 2018/2019 aponta 59.700 casos novos de câncer de mama no Brasil, sendo 830 casos novos em Mato Grosso do