Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com gratificação natalina e ‘FGTS’, Prefeitura sanciona novas regras para Proinc

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) sancionou nesta terça-feira (17) uma lei com novas regras para o Proinc (Programa de Inclusão Profissional). As principais mudanças são o aumento do prazo de vínculo com o programa para até dois anos, o depósito mensal em poupança correspondente ao pagamento de FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) […]
Arquivo -
Trabalhadores devem receber qualificação profissional. (Foto: PMCG)
Trabalhadores devem receber qualificação profissional. (Foto: PMCG)

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) sancionou nesta terça-feira (17) uma lei com novas regras para o Proinc (Programa de Inclusão Profissional). As principais mudanças são o aumento do prazo de vínculo com o programa para até dois anos, o depósito mensal em poupança correspondente ao pagamento de (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e a gratificação natalina.

A vinculação ao será pelo período de 6 meses, renováveis por igual período, até o limite de 24 meses. Antes, o prazo máximo do vínculo era de 12 meses. De acordo com a lei, os trabalhadores do Proinc devem representar no máximo 9% do quadro de servidores da Prefeitura. Os trabalhadores do Proinc podem ser contratados para atividades de interesse da administração, mas não podem exercer atividades-fim. As atividades serão vinculadas a cursos profissionalizantes.

Os funcionários do programa devem receber requalificação profissional, que consiste na participação compulsória dos beneficiários ao programa em cursos, alfabetização, conclusão do ensino fundamental e médio durante o período de vínculo. A frequência mínima de 75% às aulas dos beneficiários ao programa constitui requisito obrigatório para a percepção da bolsa-auxílio.

Para participar do programa, o candidato deve cumprir com os seguintes requisitos: estar desempregado há seis meses ou mais, não ser beneficiário de programas assistenciais ou previdenciários, morar em há pelo menos seis meses e ter renda familiar per capita de até um quarto do salário mínimo. Serão destinadas 2% por cento do total de vagas aos egressos do sistema penitenciário. A lei será regulamentada no prazo de 30 dias.

O prefeito vetou um artigo da lei, que queria impor a obrigação da Prefeitura de publicar a lotação, a formação e a carga horária dos trabalhadores vinculados ao Proinc. Segundo a justificativa, as publicações seriam dispendiosas e desnecessárias, um gasto que poderia ser evitado. “ Se o intuito do artigo em comento for fiscalizatório, tal se fará por órgãos de fiscalização externas sem expor o beneficiário em situação de constrangimento público expondo sua vulnerabilidade”, justificou.

Benefícios do Proinc

Ainda segundo a lei, os beneficiários do programa têm uma série de direitos, como poder se afastar do trabalho sem prejuízo na remuneração em caso de tratamento de saúde – decorrente de doença de caráter não permanente. Também podem se afastar as funcionárias gestantes por até quatro meses após o parto.

Os trabalhadores ainda têm seguro de vida correspondente a 25 vezes o salário mínimo em caso de morte natural e de até 50 vezes em caso de invalidez ou morte acidental. Outros direitos garantidos são o vale transporte, alimentação, poupança com depósito mensal correspondente à 8% do salário mínimo.

Os funcionários também receberão gratificação natalina proporcional aos meses em atividades no Programa, a cada ano, tendo como referência o valor do salário mínimo; descanso remunerado de quinze dias a cada seis meses de efetivas atividades no Programa; isenção do pagamento de taxas de inscrições em concursos realizados pela Prefeitura; bolsa-auxílio no valor de um salário mínimo; fornecimento de cesta básica.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

3ª Câmara Criminal nega recurso de insanidade mental para padrasto que atirou e matou enteado em Eldorado

título eleitor eleitores

Atenção, eleitor de MS: prazo para regularizar situação eleitoral termina no dia 19

Frio chegou? Temperatura despenca 11ºC em menos de 24h em Campo Grande

feira bolivia praça culturais

Feiras culturais são opção de lazer gratuito para Dia das Mães

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

palmeiras campeonatos

Onde assistir: Rodada de futebol tem Palmeiras contra São Paulo e campeonatos internacionais

Com superlotação e sem insumos, Santa Casa suspende atendimento em Campo Grande

Últimas Notícias

Esportes

Ao som de ‘Evidências’, Brasil conquista primeiro ouro em conjunto na Copa do Mundo de ginástica rítmica

Seleção brasileira superou as notas da Espanha e da França, que levaram a prata e o bronze, respectivamente

Mundo

Zelensky acolhe proposta de diálogo da Rússia, mas pede cessar-fogo imediato

Putin sugeriu retomar as negociações diretas com a Ucrânia na próxima quinta-feira

Cotidiano

Pode isso? Cinco hábitos que você faz no trânsito e não sabe que geram multa

Algumas infrações são graves e resultam em mais de 7 pontos na CNH

Especial

Como a publicidade ajuda a moldar o papel da ‘mãe’ na sociedade?

Campanhas tentam inovar ao representar a figura materna, mas ainda sofrem com mercado tradicionalista