Dos mais de 15 mil inscritos no vestibular da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), 1,3 mil não compareceram para realizar a prova neste domingo (1). O exame que durou 4h30 estava com nível do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), avaliou professor.

O professor Antonio Pereira, coordenador do cursinho UFMS, conversou com o Jornal Midiamax e elogiou as questões de matemática, ciências da natureza, ciências humanas e a redação. No total, foram 60 questões e teve participação de 13,9 mil estudantes, segundo assessoria de imprensa da universidade.

“A banca que elaborou as questões de matemática está de parabéns, porque exigiu conteúdo de matemática. Não ficou naquela coisa de colocar um texto enorme para dar o enunciado. Ou você sabe ou você não sabe. A prova estava muito objetiva”, comentou o professor sobre o conteúdo.

A partir das questões de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias os enunciados apareceram mais longos os candidatos. “Nas questões de biologia, física, química, você percebe que vai aumentando o texto da questão, que exige mais tempo de leitura e interpretação do estudante. Existe uma ou duas questões curtas, mas o restante está bem parecido com o Enem”, disse.

A questão 44 da prova, sobre química, chamou atenção do professor. Segundo ele, a questão estava com enunciado curto e cobrava do participante um conhecimento maior.

“Foram questões muito bem elaboradas, relacionadas com o cotidiano. A questão 44 estava tão curta, mas ao mesmo tempo exigiu do candidato que ele conhecia pelo menos uma formula de uma substancia para propor a resolução”, pontuou Antonio.

O conteúdo de Ciências Humanas e Suas Tecnologias estavam com questões mais elaboradas e cumpridas para que o candidato pudesse interpretar. As alternativas também estavam mais extensas. Além disso, o professor chamou atenção para os três temas propostos pela UFMS na prova na redação.

“A primeira foi ‘Avanço da Ciência e Curiosidade Humana’, a segunda foi ‘Ciência e Tecnologia para o Avanço da Sociedade’ e o terceiro, ‘Educação e como podemos retomar a importância da internet’. O núcleo principal das três propostas foi ciência, educação e tecnologia”, finalizou.

Vestibular 2020

Com mais de 15 mil inscritos, os candidatos compareceram para fazer a prova em 11 municípios do estado com campus da universidade. As provas serão realizadas em Aquidauana, Chapadão do Sul, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas. Os candidatos do curso de Música, realizarão uma prova de habilidades específicas no dia 09 de dezembro, também em um domingo.