Cerca de 46 mil passageiros devem passar pelo Terminal Rodoviário Antônio Mendes Canale em Campo Grande entre a próxima sexta-feira (27) e o dia 2 de janeiro, conforme estimou a Socicam, concessionária que administra a rodoviária.

A movimentação deve ser um pouco menor que a ocorrida durante os dias próximos ao Natal, quando a Socicam estimou passagem de 52,8 mil pessoas pelo terminal, desde o dia 20 até a manhã desta quinta-feira (26).

Para o feriado do Ano Novo, espera-se que mais de 16 mil deixem a Capital entre amanhã e domingo (30). Os destinos mais procurados são Corumbá (MS), Cascavel (PR), Ponta Porã (MS), Goiânia (GO) e São Paulo (SP).

A Socicam também destacou que nesses dias serão disponibilizados 261 carros extras e, caso haja, mais ônibus poderão entrar em circulação. Além disso, o quadro de funcionários nas áreas de operação, limpeza, segurança e manutenção receberá reforço de acordo com a demanda.

A operação especial também será estendida aos parceiros que atuam dentro dos terminais, tais como: empresas de ônibus, pontos de alimentação, lojistas e demais serviços.

Orientações

A concessionária alerta os passageiros para algumas exigências e recomendações durante o período de maior movimentação. Confira:

  • Documentação para viagem: é essencial que todos os passageiros, até mesmo as crianças, apresentem documento de identificação original e com foto;
  • Embarque de crianças e adolescentes: a partir dos 16 anos de idade, o passageiro pode viajar totalmente desacompanhado. Já os menores de 16 anos precisam de autorização para viajar.
  • Bagagens: são permitidos até 30 kg no bagageiro e até 5 kg de bagagem de mão, desde que não interfira no conforto dos passageiros dentro do ônibus. A identificação das bagagens com etiqueta contendo nome completo e telefone facilita em casos de perda ou esquecimento.
  • Etiqueta QR Code: Quem comprar pela internet ou em agências fora do terminal, não pode esquecer de passar na bilheteria da empresa para retirar o selo de embarque para ter acesso às plataformas.
  • Horário de chegada ao terminal: é importante que o passageiro chegue ao terminal, pelo menos, uma hora antes do horário marcado na passagem.
  • Remarcação de passagens: em casos de desistência ou impossibilidade de viajar, a remarcação e reembolso da passagem são feitas com até 3 horas de antecedência, diretamente com a empresa de ônibus.
  • Atendimento: todos os profissionais estão devidamente uniformizados e permanecem em ronda ou nos balcões de informação. Todos estão aptos a prestar o atendimento necessário aos viajantes.