O (Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul) está pedindo com urgência doações de sangue de tipagem O- e O+, já que o estoque está em estado crítico. O chamado foi feito em uma das redes sociais do órgão nesta quarta-feira (28).

“Sua solidariedade é fundamental para que a gente consiga atender a demanda de sangue”, afirmou a gestora de comunicação do órgão, Mayra Franceschi que convoca os doadores para outras tipagens sanguíneas.

“A situação é crítica, vem doar, chame os amigos e os parentes. Ajude a salvar vidas”, dizia trecho do post.

Quem pode doar

Para doar sangue é preciso seguir algumas regras: estar munido com documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista.

Os doadores precisam ter de 16 a 69 anos. Há uma ressalva para quem tem 16 e 17 anos: o menor de idade tem que estar acompanhado de pai ou mãe ou responsável legal, ou então, pode retirar na unidade de doação um modelo de declaração (também disponível no site), levar para mãe, pai ou responsável legal assinar e aí reconhecer firma desta assinatura. Se o menor de idade for emancipado pode ir sozinho ao Hemosul e apresentar o documento de emancipação. Se for casado, levar a certidão de casamento que já é suficiente para a liberação.

Embora a lei permita a doação de pessoas abaixo de 50 quilos, a Rede Hemosul reserva-se o direito de aceitar apenas doadores com 55 kg ou mais, para a melhor utilização do sangue coletado e segurança do doador.

O doador deve estar bem alimentado para doar sangue. Não se pode doar sangue em jejum. Mas deve-se evitar alimentos com excesso de gordura quando for realizar a doação. É recomendado alimentação saudável.