VÍDEO: Leitora denuncia falta de pediatras em UPA; Sesau fala em remanejamento

Um pediatra estaria atendendo nesta tarde

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Um pediatra estaria atendendo nesta tarde

Quem procurou por atendimento pediátrico na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Coronel Antonino nesta sexta-feira (16) enfrentou a demora da consulta. Na unidade, segundo uma leitora, havia apenas um profissional no período da manhã e a direção da unidade informou os demais pais que à tarde não haveria pediatras. A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que houve um remanejamento no quadro de médicos, mas que havia pediatras atendendo.

Ao Jornal Midiamax, a leitora relatou ter apenas um pediatra atendendo na unidade durante a manhã, o que levou a uma demora no atendimento. O saguão da unidade cheio foi registrado por ela. Já no período da tarde, funcionários da UPA teriam informado que não haveria atendimento desta especialidade, mesmo com a tabela divulgada pela Sesau indicando que seriam cinco pediatras pela manhã, dois pela tarde e cinco pela noite.VÍDEO: Leitora denuncia falta de pediatras em UPA; Sesau fala em remanejamento

A secretaria do município informou que a escala médica é a previsão dos profissionais escalados para os atendimentos na unidade e que nesta sexta-feira, quatro dos cinco previstos atenderam e um apresentou atestado.

Em relação ao período da tarde, a Sesau respondeu que “a escala previa 5 médicos e a quantidade se manteve para atendimento, porém com uma alteração: são 4 clínicos e 1 pediatra, e não 3 clínicos e 2 pediatras”, explicando que o remanejamento de médicos foi necessário para cobrir a demanda de atendimentos clínicos.

A secretaria ressaltou ainda que o pediatra “está atendendo as crianças que necessitam de acompanhamento intensivo na urgência e na ala amarela, inclusive os pacientes em estado grave de saúde” e que os atendimentos na UPAs e CRSs (Centros Regionais de Saúde) se dão conforme a gravidade e não por ordem de chegada, o que pode levar os casos menos graves a esperar por mais tempo por atendimento. 

WhatsApp: fale com os jornalistas do Midiamax

O leitor enviou as imagens ao WhatsApp do Jornal Midiamax no número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Flagrantes inusitados, denúncias, reclamações e sugestões podem ser enviados com total sigilo garantido pela lei.

Confira o vídeo que mostra o número de pessoas aguardando por atendimento: 

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados