No feriado em que é comemorado o dia dos finados, a prefeitura estima que cerca de 170 mil pessoas visitem os cemitérios municipais: Santo Amaro, Santo Antônio e São Sebastião (Cruzeiro). A limpeza, que ocorre regularmente nos três locais, será intensificada nos próximos dias.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), Luís Eduardo Costa, a prefeitura disponibilizará funcionários para atuar nos dias 31 de outubro, 01 e 02 de novembro. “Vamos disponibilizar os funcionários para trabalhar nos três cemitérios municipais, garantindo assim o acesso à informação, comodidade no atendimento e segurança interna e externa nos cemitérios municipais”, destaca.

Serão deslocados para os três cemitérios, funcionários administrativos, técnicos de informática, guardas metropolitanos, fiscais e agentes fiscais. Com o auxílio da informática, será mais fácil e rápido localizar as sepulturas, afirma a secretaria.

Ainda conforme a Semadur, a prefeitura colocará à disposição dos visitantes, banheiros químicos nos cemitérios municipais, em número suficiente para o atendimento de todos.

Limpeza em cemitérios já começou e ônibus terão frota reforçada para dia dos finados
Foto: Divulgação/Prefeitura

Funcionamento das linhas do transporte coletivo urbano

De acordo com a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), algumas linhas de ônibus atuarão com reforço no número de veículos e o valor da passagem será R$ 1,48, com cartão eletrônico (Smart Card). Todas as linhas começam a circular às 5h.

As linhas vermelhas, que ligam os terminais, terão frota reforçada: 061-Moreninhas, 070- Bandeirantes/Gen. Osório, 073- Nova Bahia/Júlio de Castilho, 080- Aero Rancho/Gen. Osório, 081- Nova Bahia/Bandeirantes, 085- Morenão/Júlio de Castilho e 087-Guaicurus/Gen. Osório.

Já as linhas azuis, que fazem o trajeto bairro-terminal e as convencionais que ligam bairro-centro, funcionarão com número menor de veículos, mas conforme a prefeitura, não faltará ônibus para a população. Ainda conforme a Agetran, a empresa deverá manter dois veículos extras com tripulação em cada terminal, para atender eventuais demandas de passageiros.

Ambulantes

A prefeitura informou que, como acontece em todos os anos, haverá uma área delimitada para os ambulantes e não será permitida a obstrução nas entradas dos cemitérios. Os fiscais estarão orientando os ambulantes.

Os Cemitérios municipais funcionarão no feriado, das 7h às 17h.