O jogo do Brasil contra a Bélgica, hoje às 14h, já instaurou um clima de final de semana antecipado em Campo Grande. Muitos comércios fecham as portas e órgãos públicos alteram os horários de funcionamento.

A escolha de abrir ou fechar durante os jogos do Brasil ficam a critério dos lojistas e não há um consenso. A CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) afirma que a maioria dos comerciantes têm optado por fechar as portas durante a partida devido ao fraco movimento de clientes.

Os serviços nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e DEPACs (Delegacias de Pronto Atendimento Comunitário) atendem normalmente. Entretanto, as demais repartições vão mudar o expediente do dia. Bancos também alteram o horário de atendimento.

Executivo

Conforme decreto do governador, órgãos do Governo de Mato Grosso do Sul só funcionam das 7h30 às 12h nesta sexta-feira. Já em Campo Grande, a servidores municipais serão liberados às 12h, mas as horas não trabalhadas devem ser compensadas.

Legislativo

A Câmara Municipal de Campo Grande atende das 7h às 12h e a Assembleia Legislativa terá expediente das 7h às 13h.

Justiça

Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, que tem expediente à tarde, irá inverter os horários. Nesta sexta-feira, os servidores trabalharão das 7h às 13h, em todos os Fóruns. O Ministério Público Estadual também decretou horário reduzido e terá expediente das 8h às 12h.

Conforme publicação interna, a Defensoria Pública tem expediente das 7h às 12h. O Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul têm horário de funcionamento das 7h às 13h.

Supermercado

Os supermercados também podem abrir ou fechar durante a partida do Brasil contra a Bélgica, a depender da escolha do comerciante.

Shoppings

O Shopping Campo Grande não atende durante a partida. As lojas funcionam até as 13h30 e só retornam após o jogo, às 16h30. As lojas do Shopping Norte Sul Plaza fecham a partir das 13h e só reabrem uma hora após o jogo contra a Bélgica. A praça de alimentação e serviços de lazer do shopping funcionam normalmente, das 10h às 22h.

O Shopping Pátio Central terá estrutura com telão para que clientes assistam aos jogos e a praça de alimentação funciona em horário normal, a partir das 8h. As lojas funcionam até às 13h30 e param no horário da partida.

O Shopping Bosque dos Ipês abre em horário normal, das 10h às 22h e haverá transmissão do jogo em telão na praça de alimentação. No intervalo e após o jogo haverá apresentação musical, com o sambista Daran Júnior.

Interior

Algumas cidades do interior do estado decretaram que haverá funcionamento em horário diferenciado nas repartições públicas nesta sexta-feira (6), de acordo com o Diário Oficial dos Municípios da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul).

Em Jaraguari, Ladário, e Sete Quedas, os órgãos municipais funcionam das 7h às 12h. Em São Gabriel do Oeste, os servidores públicos municipais foram dispensados durante o período da tarde.