A região do foi a escolhida pelo e jornalista inglês Fred Pearce para a coleta de informações do próximo livro. Pearce já visitou mais de 64 países e publicou 12 obras relacionadas ao meio ambiente, popularização da ciência e desenvolvimento.

Idealizado pela Wetlands International, o projeto do próximo livro tem como objetivo chamar a atenção para a conservação e restauração de áreas úmidas em todo o mundo. O escritor deve chegar em , na próxima segunda-feira (27), e partir para e Corumbá.

Em seguida, Pearce sobrevoa até a base do SESC Pantanal, em Poconé (MT). No dia 3 de setembro, o inglês volta para Capital onde realiza uma palestra para os alunos da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

O conteúdo da obra será baseado em pesquisas de campo de 30 a 40 dias, feitas em 12 localidades de zonas úmidas, distribuídas em 8 países. O livro também ressalta os benefícios que as zonas úmidas oferecem para os outros ecossistemas.

A previsão de lançamento é no dia 2 de fevereiro de 2020, no Dia Mundial Das Áreas Úmidas, na Holanda. O exemplar será posteriormente traduzido do inglês para o francês e espanhol.