Após temporal, moradores aguardam retirada de árvores derrubadas

O temporal que atingiu Campo Grande na quarta-feira (3) derrubou árvores em diversos bairros da cidade. A queda de árvores é apontada como a principal causa para a falta de energia elétrica, já que oito bairros continuam sem o serviço na manhã desta quinta-feira (4). Enquanto a cidade começa a voltar ao normal, com reparos […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O temporal que atingiu Campo Grande na quarta-feira (3) derrubou árvores em diversos bairros da cidade. A queda de árvores é apontada como a principal causa para a falta de energia elétrica, já que oito bairros continuam sem o serviço na manhã desta quinta-feira (4). Enquanto a cidade começa a voltar ao normal, com reparos e limpeza nas regiões mais atingidas, moradores aguardam pela retirada das árvores derrubadas durante a tempestade.

Na rua Manoel Vieira de Souza, no bairro Piratininga, o construtor Zaqueo Cândido da Silva, 49 anos, afirma que já havia pedido para a empresa de energia fazer o corte de uma árvore seca localizada em frente à sua casa. “Não foi feito a tempo e a árvore caiu, mas eu não guardei o protocolo do atendimento”, lamenta. O morador afirmou que já informou a concessionária e pediu a retirada da árvore da pista.

Também no bairro Piratininga, veículos utilizam metade da pista devido a árvore caída na rua 9 de julho. Já na rua Otaviano Mascarenhas, entre a rua Japão e a avenida Fábio Zahran, comerciantes alegam que até o momento ninguém acionou órgãos responsáveis para a retirada das árvores, já que a rua não tem trânsito intenso de veículos.

Após temporal, moradores aguardam retirada de árvores derrubadas
Corpo de Bombeiros foi acionado para a retirada de árvore no bairro Marcos Roberto. (Foto: Mariana Rodrigues)

A retirada das árvores

Na manhã desta quinta-feira (4), o Corpo de Bombeiros e a Energisa foram acionados para efetuar a remoção de uma árvore na Rua Japão, bairro Marcos Roberto, que tombou sobre uma casa durante a tempestade da tarde de quarta-feira (4).

A árvore, da espécie oiti e com cerca de 10 metros de altura causou poucos prejuízos. Mas, por estar no lado da fiação elétrica da calçada, precisou de uma operação especial para ser removida. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ela deverá ser removida parcialmente devido o contato com a fiação. Uma equipe da Energisa é aguardada no local para prestar apoio no serviço.

“As árvores caem durante as chuvas normalmente porque não são plantadas adequadamente ou não recebem a devida manutenção. Esta é muito grande para estar no lado da fiação, por exemplo”, explica o sargento Luiz Alves, do Corpo de Bombeiros.

Segundo ele, a orientação geral é para que os cidadãos evitem tanto estacionar carros sob árvores durante tempestades, como buscar abrigo sob as copas, justamente pelo risco de que fortes ventos derrubem as árvores e causem prejuízos e até feridos.

Conteúdos relacionados

chuva