Inscrição prévia não é necessária

Nesta quinta-feira, das 19h às 22h, acontece a primeira etapa do Curso de Preparação à Adoção (CPA) no plenário do Tribunal do Júri do Fórum de . O curso é destinado a pessoas maiores de 18 anos que estejam interessadas em adotar, independente do estado civil. Para casais que queiram adotar, a presença de ambos é obrigatória.

O curso é realizado na Capital, mas também será transmitido simultaneamente no interior do estado para aumentar a abrangência e quantidade de participantes. Nos dois dias de curso desta semana, os candidatos participarão de dinâmicas e palestras com psicólogos. Serão abordadas várias temáticas relacionadas ao processo de adoção, como os aspectos legais, psicológicos, sociais e genéticos.

O curso de preparação para adoção possui uma carga horária total de 24 horas, distribuídas em oito encontros, com 3 horas cada.  Além dos encontros desta semana, o curso acontecerá nas quintas e sextas-feiras, nos dias 5, 6, 19, 20, 26, 27 de abril. O curso será construído de forma conjunta com uma equipe multidisciplinar e com o apoio de famílias que passaram pelo processo de adoção.

Sem inscrição prévia, os candidatos assistirão às palestras de capacitação simultaneamente, as dinâmicas são aplicadas in loco pelas equipes técnicas de cada localidade, de modo que no final do curso os participantes com 100% de frequência recebem o certificado de conclusão do CPA, pré-requisito obrigatório para iniciar o processo de habilitação à adoção.

(Foto: TJ/MS)