O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) anunciou nova estratégia para o agendamento de castrações de felinos em . A partir desta quarta-feira (20), os agendamentos serão presenciais, no prédio do CCZ, e não mais por telefone.

De acordo com o centro, a nova estratégia atende a demanda pela transparência do serviço, principalmente após diversas reclamações de que o agendamento por telefone era ineficiente – uma das usuárias chegou a relatar ter ligado mais de 100 vezes para os números disponibilizados, sem sucesso.

Portanto, a partir deste dia 20, para garantir lisura ao processo, o CCZ passa a adotar o agendamento presencial, por ordem de chegada, que será interrompido tão logo as vagas sejam preenchidas. Atualmente, o centro realiza 600 castrações por mês.

“A partir de agora quem tiver interesse em agendar o procedimento terá que ir até o CCZ munido de um documento pessoal com foto. Essa foi a forma mais célere e efetiva que encontramos para evitar os questionamentos quanto a lisura do processo”, explica.

Desde que inaugurou o novo centro cirúrgico, em março deste ano, o CCZ ampliou o número de castrações de felinos por mês, são  200 a mais que o praticado em 2017. “Por ser um procedimento de alta qualidade, a procura por vagas de castrações no CCZ tem aumentado constantemente”, detalha a coordenadora do CCZ, a veterinária Iara Helena Domingos, sobre a demanda crescente pelo serviço, que é gratuito.

Nova estratégia

Em maio deste ano, o Jornal Midiamax procurou o CCZ, que destacou que já havia estudo para alternativas ao agendamento telefônico. Antes de baterem o martelo pelo agendamento presencial, uma delas seria a implantação de um sistema de agendamento on-line, assim como a ampliação de linhas telefônicas.

“Mas, independente de se ampliar o acesso ao serviço, o número de procedimentos continuará sendo limitado a 600 castrações por mês. Portanto, consequentemente as vagas serão preenchidas em um espaço mais curto de tempo”, explica a veterinária.

CCZ muda estratégia e agendamento de castração de felinos agora é presencial
A médica veterinária Iara Domingues, coordenadora do CCZ (Foto: Guilherme Cavalcante | Midiamax)

Entregue no início do ano, a reforma do Centro Cirúrgico do CCZ possibilitou a ampliação das vagas de castrações de 400 para 600 felinos. A destinação de 40% delas para ONGs foi suspenso para garantir um acesso maior a população.

O CCZ também afirma ter meta de castração de 200 cães mensalmente, porém, detalha que o serviço ainda não teve início devido a necessidade de licitar e comprar equipamentos específicos.

Segundo o órgão, o funcionamento do CastraMóvel depende da aquisição de alguns materiais de instrumentação cirúrgica, entre outros equipamentos que estão em processo de compra, no entanto é preciso seguir todos os processos burocráticos o que inviabiliza que o mesmo comece a atuar de forma mais célere.

“A previsão é de que esses processos sejam destravados ainda no primeiro semestre, no entanto não é possível mensurar quando efetivamente os procedimentos começarão a ser feitos”, detalha.

Adoção

Além da castração, o CCZ também realiza o serviço de adoção responsável e quem adotar tem direito a castração gratuita. Segundo o órgão, no ato da adoção, o adotante recebe um folder com carimbo e assinatura de um médico veterinário com orientações que também serve como comprovante de adoção. Após o dia do agendamento quem adotou pode ligar para agendar a castração do animal adotado.

Os horários da adoção são de segunda a sexta das 17h às 19h e sábados, domingos e feriados das 14h às 19h. No ato da adoção o adotante assina um termo de adoção onde assume toda a responsabilidade com o animal.

CCZ muda estratégia e agendamento de castração de felinos agora é presencial
(Foto: Arquivo | Midiamax)

Passo a passo

A castração de felinos em Campo Grande é gratuita e realizada pelo CCZ. Os agendamentos precisam ocorrer pessoalmente, todo dia 20 ou no dia útil subsequente, a partir das 7h e segue até a disponibilidade de vagas. O CCZ fica na Avenida Filinto Muller, 1601 – Vila Ipiranga, próximo ao Lago do Amor. As pessoas precisam ir munidas de documento de identidade com foto. As vagas são distribuidas por ordem de chegada e haverá distribuição de senhas, caso necessário.

Segundo o CCZ, cada pessoa pode agendar um animail de sua propriedade no ato de agendamento, quando são coletados nome e telefone do proprietário e são repassadas as orientações com relação à microchipagem do animal.

No data agendada, o proprietário deve levar o animal entre 15h e 19h30 e resgatá-lo no dia seguinte, após às 15h. O animal castrado sai microchipado, vacinado contra Raiva e com uma receita com medicações que devem ser administradas e outras orientações.

(*Matéria alterada às 9h58 para correção de informações)