Campo Grande pretende vacinar 48 mil crianças em campanha contra Poliomielite e Sarampo
A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo começa na próxima segunda-feira (6) e Campo Grande deve vacinar 48 mil crianças de 12 meses a menores de 5 anos. A campanha será realizada nas 66 unidades básicas de saúde da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública).
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo começa na próxima segunda-feira (6) e Campo Grande deve vacinar 48 mil crianças de 12 meses a menores de 5 anos. A campanha será realizada nas 66 unidades básicas de saúde da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública).
De acordo com a Sesau, o objetivo da campanha é captar crianças que ainda não foram vacinadas ou que não tiveram resposta satisfatória à vacinação pelo sistema imunológico. A meta é minimizar o risco de adoecimento e eliminar bolsões de não vacinados.
Os responsáveis pelas crianças devem comparecer à unidades básicas de saúde com a caderneta de vacinação. A vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 11h e das 13h às 16h45.
Contra a Poliomielite será utilizada a vacina oral em crianças que já tenham recebido uma ou mais doses, independente do intervalo entre a dose da rotina e a ser administrada na Campanha. Já contra o Sarampo será aplicada a Tríplice Viral, que protege contra o Sarampo, Caxumba e Rubéola. Para esta vacina, serão seguidas algumas determinações específicas do Ministério da Saúde:
– Serão vacinadas: crianças que não foram imunizadas; ou que já receberam a vacina há mais de 30 dias; ou completaram esquema vacinal (tríplice + tetra) há mais de 30 dias;
– Não serão vacinadas: crianças que receberam a vacina Tríplice Viral ou Tetra Viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela) há menos de 30 dias.
– Não há contraindicações absolutas para a VOP (gotinha), evitando a vacinação em crianças com infecções agudas e com febre acima de 38ºC; com hipersensibilidade conhecida a algum componente da vacina (estreptomicina ou eritromicina); ou que apresentaram qualquer reação anormal à vacina no passado.
No caso da Tríplice Viral, administração desta vacina deve ser adiada nas seguintes situações: doenças agudas febris moderadas ou graves; após uso de imunoglobulina, sangue e derivados; crianças em uso de drogas imunossupressoras ou de biológicos; em uso de corticosteroides em doses imunossupressoras; em uso de quimioterapia antineoplásica só devem ser vacinadas 3 meses após a suspensão do tratamento; e, transplantados de medula óssea recomenda-se vacinar com intervalo de 12 a 24 meses após o transplante para a primeira dose. A vacina é contraindicada Anafilaxia (alergia grave) a dose anterior da vacina; ou em crianças menores 5 anos de idade de com imunodepressão grave.
Cobertura Vacinal
Até junho deste ano foram vacinadas 6.756 crianças com a Tríplice Viral, atingindo a cobertura vacinal de 95,14%, enquanto que 5.403 crianças receberam a 3ª dose da vacina contra a Poliomielite, o que representa 76,09% da meta. Responsáveis devem aproveitar a Campanha para atualizar a Caderneta de Vacinação das crianças, eliminando os bolsões de não vacinados.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.